Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confirmação de participação

Adesão ao Encceja para privados de liberdade termina nesta sexta-feira (04)

Redação Bonde com Agência Brasil
04 jun 2021 às 15:29

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Termina às 23h59 desta sexta-feira (4) o período de adesão para o Encceja PPL/2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade). Nessa etapa, os gestores devem informar se as unidades prisionais e socioeducativas que administram vão participar do programa.


O Encceja PPL serve de caminho para a obtenção de certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio por pessoas presas ou submetidas a medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para aderir, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem enviar ofício ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) assumindo as responsabilidades pela realização do exame.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo

Imagem de destaque
Entenda

Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos

Imagem de destaque
Desempenho dos brasileiros

Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática


No documento, que também deverá ser assinado pelo secretário de estado responsável pela instituição de administração prisional e socioeducativa, os órgãos precisam identificar um responsável para o acesso ao sistema do exame. A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected], com o assunto "Adesão Encceja Nacional PPL 2020”.

Publicidade


Uma vez feita a adesão da unidade prisional ou socioeducativa, os internos terão prazo de 7 a 18 de junho para solicitar a inscrição na prova, de modo voluntário e gratuito. No mesmo prazo, será possível pedir atendimento especial e tratamento pelo nome social.


Podem se inscrever no exame todos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada, que vai de, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o médio.

Publicidade


De acordo com o Inep, as provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.


As provas serão aplicadas em parceria com secretarias estaduais de Educação, que são as responsáveis pela emissão de certificados. A aplicação está marcada para os dias 13 e 14 de outubro. Vale lembrar que se trata ainda da realização da edição 2020 do exame. Devido à pandemia de covid-19, todo o cronograma de realização do Encceja acabou sendo adiado mais de uma vez, a mais recente em abril.

Ainda segundo o Inep, é responsabilidade das unidades prisionais e socioeducativas oferecer condições logísticas e de segurança para a aplicação do Encceja PPL, com todas as condições sanitárias exigidas pela pandemia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo