Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prática pedagógica

Ano letivo da rede municipal começa na próxima semana

N.Com
29 jan 2021 às 17:28
- N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de cinco mil professores da rede municipal de ensino retornam aos trabalhos na próxima segunda-feira (1), para participar das atividades de planejamento escolar do ano letivo de 2021. A prática pedagógica irá ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro. Com estes encontros, a SME (Secretaria Municipal de Educação) orientará todas as unidades escolares sobre os procedimentos a serem adotados, bem como alinhará planos específicos envolvendo o ensino remoto e o acompanhamento dos estudantes. Por conta da pandemia de Covid-19, as reuniões com os professores serão feitas todas pela internet, por meio de plataforma de vídeo, como ocorreu em 2020.


As aulas na rede municipal serão retomadas no dia 4 de fevereiro, de forma não presencial, para os cerca de 45 mil alunos matriculados nas 88 escolas municipais, 35 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), e 56 CEIs (Centros de Educação Infantil) conveniados. Ainda não há previsão para a retomada das atividades presenciais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na manhã de segunda-feira (1), a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, irá conduzir reunião administrativa com os coordenadores das unidades escolares, para fazer encaminhamentos gerais e o repasse do roteiro sugerido pela SME para o ano letivo de 2021. No período da tarde, os diretores iniciam a prática pedagógica com os professores, sendo que cada escola realizará as atividades conforme seu cronograma e horários.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Durante essas práticas, os professores tomam conhecimento sobre as turmas que irão conduzir, e serão feitas as deliberações sobre demandas e possibilidades de ajustes nos trabalhos previamente planejados para 2021. As definições devem respeitar a realidade atual da cidade, devido às restrições pandemia, e estarem alinhadas ao cotidiano de cada unidade escolar.

Publicidade


De acordo com a assessora pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, todos os alunos da rede municipal continuarão sendo monitorados e recebendo o devido suporte durante o período de ensino não presencial. "O conceito é semelhante ao de 2020. Haverá atenção especial àquelas crianças cujas famílias não possuem acesso à internet, são mais vulneráveis ou enfrentam dificuldades para acompanhar o ensino de seus filhos. Estes alunos contarão com as consultas pedagógicas individualizadas, iniciativa que foi implantada em 2020. A SME avalia a situação de cada aluno nessas condições e os professores mediadores vão até suas casas para entender o que está acontecendo. Assim, são prestados atendimentos com horário marcado nas escolas ou por meio de vídeo, quando possível”, explicou.


Um dos pontos a serem tratados nas reuniões de prática pedagógica são os materiais pedagógicos para 2021, os chamados PED (Planos de Estudos Dirigidos), que norteiam todas as atividades a serem desenvolvidas periodicamente com os alunos. Os materiais englobam vídeos on-line para acompanhamento remoto, materiais impressos com tarefas em cadernos, livros ou folhas únicas. Os kits começam a ser entregues a partir do dia 4 de fevereiro.

As entregas serão realizadas mediante agendamento com as famílias, que estão sendo contatadas e orientadas pelas escolas. A retirada será organizada com espaçamento de horários, escalonamentos e demais estratégias que evitem a aglomeração de pessoas, resguardando a segurança e saúde de todos. A previsão é que a maior parte das escolas possa finalizar a entrega no próprio dia 4, mas todos receberão seus materiais nos primeiros dias de aula.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade