Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estudo

Artigo da UEL sobre eletroestimulação para pessoas com paraplegia é publicado em revista americana

Agência UEL
15 fev 2020 às 14:37
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), publicaram neste mês de fevereiro artigo sobre eletroestimulação para pessoas com paraplegia na revista internacional "IEEE Acess". Elaborado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, dos Estados Unidos, o periódico é avaliado como Qualis A1 da CAPES, considerado o mais alto fator de impacto de uma publicação.

O artigo "Discrete Takagi-Sugeno Fuzzy Models Applied to Control the Knee Joint Movement of Paraplegic Patients" apresenta os resultados de testes realizados no projeto de pesquisa "Controle de Movimento da Articulação de Membros Inferiores em Paraplégicos", coordenado pelo professor Ruberlei Gaino, do Departamento de Engenharia Elétrica. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Ilha Solteira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como publicado no Jornal Notícia - agosto de 2018 - o estudo teve o objetivo de implementar um sistema eletrônico de eletroestimulação funcional capaz de gerar movimentos nos membros inferiores de participantes paraplégicos e ajudar em sua reabilitação. O aparelho foi desenvolvido pelo próprio projeto e rendeu três patentes. Os resultados, segundo Ruberlei, foram muito positivos, com reabilitações parciais e até totais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia


De acordo com o professor, é uma satisfação para o grupo de pesquisa da UEL e da Unesp conseguir validar a metodologia, instrumentação eletrônica e modelagem matemática com o crivo internacional do periódico. "Participar de um seleto grupo de pesquisa, que consegue provar bons resultados, é o incentivo de buscar mais resultados", afirma. Ele ainda conta que a proposta é continuar os estudos para que estes tratamentos sejam colocados à disposição da população.

Além de Roberlei Gaino, são autores do artigo os pesquisadores da UEL, Márcio Roberto Covacic e Rodrigo Cardim, e os da Unesp, Marcelo Sanches, Aparecido de Carvalho, Anderson Biazeto e Marcelo Teixeira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade