Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inspiração em Marie Curie

Astrônoma fala sobre os desafios de mulheres na ciência

Redação Bonde com Agência Brasil
19 mar 2021 às 17:30
- Wikimedia Commons
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

''Até os dez anos vivi em uma casa que não tinha luz elétrica. Então, tínhamos a parte ruim. Mas, a parte boa era o céu à noite, que era perfeito. Lembro de olhar todas as noites para o céu e ficar intrigada com uma nuvem que não se mexia. Só muitos anos mais tarde, descobri que aquela nuvem era a Via Láctea.''


Anos depois, a menina que enxergava a nossa Galáxia do quintal de casa em Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, se viu no caminho do estudo do universo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A curiosidade por saber como tudo surgiu no cosmo, levou Maria Aldinêz Dantas para a astronomia, mais especificamente para a cosmologia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Prazo prorrogado

Taxa de inscrição do concurso da Caixa deve ser paga até 5 de abril

Imagem de destaque
De 1 a 5 anos de idade

CEI da região oeste de Londrina ganha projeto de ensino bilíngue para crianças

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório


A professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, formada em Física e especialista em astronomia conta que a trajetória iniciada em escola pública seguiu também pelo estudo em universidades públicas, até chegar ao desafio de encontrar especializações na região Nordeste. Mestrado e doutorado foram feitos no Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Publicidade


A astrônoma destaca que a carreira científica para mulheres, especialmente na região Nordeste, ainda enfrenta uma grande defasagem.


"As mulheres nas áreas científicas encontram grandes desafios. Ela esbarra com preconceitos enraizados e estruturais. E na ciência ainda é bastante visível a descredibilidade do trabalho simplesmente pelo fato de ser mulher. Então, a mulher na ciência precisa não só fazer o seu trabalho na ciência muito bem, como lutar contra o mansplaining, o machismo e até mesmo a misoginia. Isso sem falar a parte que, às vezes, cabe só a elas que é casa e filhos'', pondera a professora.

Publicidade


E se a astronomia tem este lugar de destaque na vida da cientista, a física também tem. "Escolhi a física porque a natureza sempre me atraiu''. Esse é um ponto em comum de Maria Aldinêz, do nordeste brasileiro, com a cientista aclamada internacionalmente, Marie Curie, considerada uma de suas inspirações.


Foi na natureza também que Marie Curie, a cientista polonesa duas vezes agraciada com o Nobel, percebeu o ponto de partida para pesquisas até a descoberta da radioatividade.

Publicidade


"Foi a pioneira em pesquisas sobre a radioatividade. Até hoje sabe-se que através das datações radiométricas é possível calcular a idade de objetos antigos. Este mesmo procedimento é utilizado na astronomia para datar objetos astronômicos. Ela, além dos Nobel, foi a primeira professora na Universidade de Paris, em 1925. ”, destaca Aldinêz.


Polonesa - Marie Curie, nasceu em Varsóvia, em 1867. Considerada uma pioneira na ciência, seguiu os passos dos pais, que eram professores e incentivadores da educação.

Publicidade


E foi na França, fora de seu país de origem, que se graduou em física e matemática. Pelas descobertas com a radioatividade recebeu o Nobel de Física em 1903, ao lado do esposo Pierre Curie e do físico Henri Becquerel: a primeira mulher a receber tal honraria.


Novamente, em 1911, recebeu o Nobel de Química pela descoberta do elemento rádio: a única pessoa no planeta a receber duas vezes a premiação. Batizou também o elemento polônio, em referência às suas origens.


Além do uso na astronomia, as pesquisas de Curie ajudaram no desenvolvimento de tecnologias como a radiografia, utilizada já durante a primeira guerra mundial, e na radioterapia.

Em decorrência da exposição à radioatividade, morreu aos 66 anos, na França.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade