Atividades virtuais, promovidas pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) marcam a partir desta segunda-feira (4) as comemorações do Dia Nacional da Matemática, no próximo dia 6, e da Semana Nacional da Matemática, que se estenderá até a próxima sexta-feira (8).
A programação será totalmente online, "por causa da situação da pandemia (do novo coronavírus)”, disse à Agência Brasil o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Serão quatro lives (evento transmitido em tempo real) sobre temas diversos, que ocorrerão a partir desta segunda-feira, à tarde, até o dia 7, no perfil do Instagram do instituto.
No primeiro dia, a pesquisadora do IMPA, Carolina Araujo, conversa com o geneticista Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, sobre o papel da ciência básica "em uma crise como essa que nós estamos vivendo”, indicou Marcelo Viana.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Nesta terça-feira (5), o diretor-geral do IMPA entrevista o biólogo e microbiologista Atila Iamarino sobre a pandemia e a importância da ciência e da matemática no combate à Covid-19.
MATEMÁTICA
Na quarta e na quinta-feira, as lives serão sobre temas diversos. No dia 6, por exemplo, o tema escolhido será o projeto Livro Aberto de Matemática, que cria coleções de livros didáticos da área para a educação básica de forma colaborativa e com licença aberta (Creative Commons). O professor da UFF (Universidade Federal Fluminense) Humberto Bortolossi e o diretor da Escola de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fabio Simas, um dos criadores do "Livro Aberto”, serão os debatedores.
Na quinta-feira (7), os entusiastas de competições científicas terão a oportunidade de acompanhar a live do coordenador-geral da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), Carlos Gustavo Tamm, com Samuel Barbosa, professor da Universidade Federal da Bahia, que é líder de equipes em torneios internacionais como a RMM (Romanian Master of Mathematics).
WEBINÁRIO
Para encerrar a programação da Semana Nacional da Matemática, o IMPA preparou o webinário (conferência online) "Matemática em Tempos de Crise”, que ocorrerá às 11h, apresentando três palestrantes que abordarão a ciência e a crise sanitária e abrindo para a participação do público também. O 'webinar' pode ser acessado no endereço do IMPA no You tube.
Os palestrantes são o matemático Tiago Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, que falará sobre as modelagens desenvolvidas por pesquisadores da área para a Covid-19; o pesquisador do IMPA, Luciano Irineu, que vai comentar o uso de ferramentas matemáticas nas maiores crises econômicas da história; e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que dará um panorama dos avanços da computação durante a 2ª Guerra Mundial.
Viana disse que há probabilidade de, ao longo deste mês, sejam feitas novas lives, seguindo o entusiasmo despertado pela Semana Nacional da Matemática.
IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA
Marcelo Viana destacou a importância que a ciência como um todo e a matemática, "em primeiro lugar”, têm em uma crise como a do novo coronavírus. "Ao mesmo tempo, traz uma mensagem positiva de que não é porque o vírus está aí atacando que a gente deve deixar de continuar contribuindo para a formação e para a informação e para a ciência”. O diretor-geral do IMPA salientou, sobretudo, em relação à crise da Covid-19, o cuidado que se deve ter em relação à quantidade de desinformação que está circulando nas redes sociais, "por vezes por ignorância e, por vezes, com interesses piores ainda”. Por isso, Viana considerou muito importante que sejam passadas à população informações de qualidade, "partindo de quem entende”, de uma maneira aberta e transparente.
Tanto as lives como o webinar estão abertos à participação de todos os interessados, que poderão, inclusive, fazer comentários sobre os temas abordados.