15/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE
História da cidade

Biblioteca Pública é tombada como Patrimônio Cultural de Londrina

Um dos pontos mais tradicionais da história de Londrina, o prédio do Antigo Fórum de Londrina, inaugurado em 1950, onde atualmente funciona a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, foi oficialmente tombado como Patrimônio Cultural do Município. Na última sexta-feira (29), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, realizaram uma visita à Biblioteca para assinar a formalização do processo de tombamento do edifício, viabilizado conforme a Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina (nº 11.188, de 2011).

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


No local, eles também consolidaram a entrega das obras, que recebeu uma série de melhorias estruturais, de segurança e acessibilidade. "É um resgate da história de Londrina. Muitos não sabem mas esse prédio abrigou o primeiro Fórum de Justiça, inaugurado em 1950 e, em 1982, o Fórum mudou para o Centro Cívico. Essa reforma completa resgata nossa memória e valoriza a história da cidade. Foi feita toda a revitalização das calçadas, iluminação, telhado, pintura, valorizando esse que é um dos espaços mais belos da nossa cidade”, frisou o prefeito.

Oficialmente inaugurado em setembro de 1950, como sede do primeiro Fórum de Londrina, o prédio foi tombado devido ao seu pioneirismo, acompanhando uma fase de desenvolvimento urbano e econômico de Londrina, pelos acontecimentos históricos ocorridos neste espaço, pela singularidade arquitetônica da edificação, e por sua qualidade espacial e paisagística, sendo um marco urbano formador da identidade local. No início da década de 80, o prédio do antigo Fórum de Londrina foi desocupado e cedido para abrigar a Biblioteca Pública Municipal de Londrina, que passou a funcionar neste endereço em 1984, onde permanece até hoje, na avenida Rio de Janeiro, 413.

A formulação do projeto para inscrição no Livro do Tombo de Londrina foi feita pela Diretoria de Patrimônio e também do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Segundo o secretário municipal de Cultura, o prefeito Marcelo Belinati apresentou a proposta e incentivou o reconhecimento deste bem cultural público como Patrimônio Cultural da cidade.

Mesmo com a obra entregue, a Biblioteca permanece fechada por conta da pandemia. Porém, mantém dicas culturais, como sugestões de leituras em sua página no facebook.

História

A Biblioteca Pública Municipal foi oficialmente inaugurada no dia 4 de setembro de 1951, em outro endereço, no mesmo edifício que abrigava o Paço Municipal, situado na Rua Santa Catarina. Já em 1970, devido ao aumento expressivo de usuários, a biblioteca foi transferida para o prédio da antiga Casa da Criança, na Praça Primeiro de Maio, onde hoje funciona a sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O nome "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza” foi dado à Biblioteca Pública no ano de 1974, em homenagem ao ex-governador do Paraná. No início da década de 80, o prédio do antigo Fórum de Londrina foi desocupado e viria a abrigar a nova sede da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, cedida pelo governo estadual. A mudança ocorreu em 1984 e proporcionou um espaço mais amplo, com a criação também da Biblioteca Infantil e do Teatro Zaqueu de Melo, anexados. E é neste mesmo local, na avenida Rio de Janeiro 413, onde permanece instalada a biblioteca até os dias atuais.

Reforma

A Biblioteca Pública Municipal teve sua obra de reformas e adequações concluída em maio deste ano. O prédio não passava por intervenções deste porte há mais de 20 anos. Foram realizadas diversas melhorias estruturais, proporcionando mais segurança, acessibilidade e conforto a seus frequentadores.

Houve substituição completa dos telhados, reparos no madeiramento de cobertura e readequação das calhas de água, que solucionam um antigo problema de goteiras e vazamentos que afetava o espaço quando chovia. Também foi feita pintura completa na parte externa e reforma da calçada em frente ao prédio com troca do piso pavimento em petit-pavê, conforme o padrão histórico da paisagem original.

Além disso, foram feitas adequações em pontos de acessibilidade na entrada do prédio, com instalação de nova rampa, corrimãos e estruturas de contenção e troca da iluminação. O investimento total foi de cerca de R$ 300 mil.

A Secretaria Municipal de Cultura também está promovendo melhorias na parte interna da biblioteca, com equipe própria. Está sendo feita a pintura de vários pontos, alguns já concluídos, serviços de manutenção e modernização da iluminação com instalação de luminárias LED, para melhorar a visibilidade dos ambientes.
N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Veja o seu!
Taróloga de Londrina mostra as previsões para os signos em junho
#blackouttuesday
Blackout tuesday: entenda o movimento que apagou sua timeline
Continue lendo
Educação básica
Provas do Pisa de 2021 e 2024 são adiadas por causa da pandemia de Covid-19
14 JUL 2020 às 15h11
Confira!
Resultado do Sisu do segundo semestre já está disponível no site
14 JUL 2020 às 11h28
Opinião de especialista
Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia
14 JUL 2020 às 10h21
Ainda cabe recurso
USP afasta aluno acusado de fraudar sistema de cotas
14 JUL 2020 às 09h41
Inscrições abertas
Prêmio selecionará projeto de professores contra Covid-19
13 JUL 2020 às 12h00
Ensino superior
MEC diz que resultado do Sisu será divulgado nesta terça-feira
13 JUL 2020 às 10h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados