Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Bibliotecas municipais de Londrina retomam atendimento presencial com agendamento

Redação Bonde com N.Com
07 jun 2021 às 17:55
- N.Com/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta terça-feira (8), quatro bibliotecas municipais de Londrina voltam a realizar atendimentos presenciais ao público, mediante agendamento prévio, para serviços como empréstimos e devolução de livros, cadastros e doações de materiais. Esse atendimento exclusivo será feito sempre às terças e quintas-feiras, com agendamento de horário por meio dos contatos telefônicos ou e-mail de cada biblioteca (veja informações detalhadas abaixo).


A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, da região central, já vinha funcionando, exclusivamente neste formato de atendimento, desde o final de 2020. Agora, também retomam as atividades presenciais as bibliotecas Lupércio Luppi, na região norte; Padre Adelino de Carli (antiga Ramal Vila Nova); Eugênia Manfranatti (zona sul); e Biblioteca Infantil, na atual sede da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), área central da cidade. Esses equipamentos culturais não estavam realizando atendimentos presenciais desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todas as medidas sanitárias e de segurança contra a Covid-19 serão respeitadas pelas bibliotecas, que abrirão somente às terças e quintas-feiras, com horários marcados e de forma a não causar aglomerações. O uso de máscara é obrigatório para funcionários e público, assim como a disponibilização de álcool gel.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Os atendimentos irão ocorrer apenas nas áreas de recepção e entrada de cada biblioteca, permanecendo suspenso o acesso livre ao acervo e demais salas e ambientes internos dos prédios. A escolha do material pelo interessado deverá ser feita previamente, para que as equipes possam confirmar a disponibilidade e organizar as separações.

Publicidade


Por meio do catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais (acesse aqui), é possível consultar os acervos e a disponibilidade dos itens, seja com buscas gerais ou filtrando por biblioteca. Diversas obras e materiais poderão ser visualizados, em versão virtual, caso estejam disponíveis gratuitamente em portais de domínio público e outros, sendo que a indicação e redirecionamento para essas páginas é feito pelo próprio sistema.


A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, frisou que a reabertura para atendimentos agendados é uma forma de ampliar o acesso do público ao catálogo de livros e materiais disponíveis gratuitamente pelas bibliotecas municipais. "Respeitando todas as normas legais e medidas preventivas, a intenção é permitir que mais pessoas possam fazer empréstimos de livros, além de elaborar suas carteirinhas ou realizar doações de materiais. Isso é muito importante durante a pandemia, que já gera tantas restrições. Todos os livros devolvidos ficarão reservados em ‘quarentena’ por um período aproximado de dez dias, até que sejam novamente disponibilizados para empréstimo”, ressaltou.

Publicidade


De acordo com a coordenadora, essa opção de atendimento beneficia diferentes regiões de Londrina, já que muitas das unidades são referências importantes para as comunidades de sua abrangência. "As bibliotecas das zonas sul e norte, e também na Vila Nova, por exemplo, sempre foram espaços de referência e que desenvolvem projetos de leitura e inclusão social, atendendo muitas crianças, adolescentes e o público em geral. O acesso estava muito restrito com agendamento apenas na Biblioteca da área central, e a intenção, por enquanto, é que os serviços tenham maior alcance e sejam retomados gradualmente, conforme as possibilidades”, completou.


Nesse momento, apenas não estarão abertas para os atendimentos presenciais agendados as bibliotecas municipais do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Jardim Santa Rita, região oeste, e a Biblioteca do Museu de Arte. Dentre essas, a primeira unidade atualmente passa por uma trabalho de manutenção interna, enquanto a segunda continua fechada, uma vez que o museu atualmente não está aberto ao público por conta da pandemia.

Publicidade


Desde 2020, quando a pandemia teve início, as quatro bibliotecas que agora atenderão presencialmente prosseguiram funcionando internamente com serviços administrativos, gerais, de catalogação e organização de acervo, além da disponibilização de conteúdos virtuais, atualização dos canais de informação, redes sociais e do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais.


Agendamentos

Publicidade


Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza


Telefone: (43) 3371-6501

Publicidade


E-mail: [email protected]


Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 413 – Centro

Publicidade


Horário: 7h30 às 13h30 – terça e quinta


Biblioteca Infantil


Telefone: (43) 3371-6603


E-mail: [email protected]


Horário: 10h às 16h – Terça e quinta


Endereço: Praça 1º de Maio, 110 , Centro


Biblioteca Ramal Lupércio Luppi (Zona Norte)


Telefone: (43) 3329-0316


E-mail: [email protected]


Horário: 8h às 14h – terça e quinta


Endereço: Av. Saul Elkind, 790 – Conj. Aquiles Stenghel


Biblioteca Eugênia Monfranati (Zona Sul)


Telefone: (43) 3372-4853


E-mail: [email protected]


Horário: 11h às 17h – terça e quinta


Endereço: Avenida Guilherme de Almeida, 2260 – Parque Ouro Branco


Biblioteca Padre Adelino de Carli (antiga Ramal Vila Nova)


Telefone: (43) 3329-6993


E-mail: [email protected]


Horário: 8h às 14h – terça e quinta

Endereço: Rua Purus, 45, Bairro Vila Nova


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade