14/04/21
PUBLICIDADE
Saiba Mais!

Brasil tem 44 cursos de graduação e pós entre os 100 melhores do mundo

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Entre os 100 melhores cursos do mundo, 44 são de universidades brasileiras. É o que apontou o "QS World University Rankings by Subject”, um estudo global feito pela consultoria QS Quacquarelli Symonds. Divulgada na quarta-feira (03), a pesquisa mostra a USP (Universidade de São Paulo) liderando entre as brasileiras, com 32 cursos. Foram considerados, para análise, áreas de graduação e pós em diferentes campis das instituições.


Em seguida aparecem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com 4, e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 3. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), a UFV (Universidade Federal de Viçosa) e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio), cada uma com um curso, completam a lista.

Os cursos de Odontologia na USP, Unesp e Unicamp, foram eleitos como as melhores graduações no Brasil. Logo em seguida são apontadas as formações em Petróleo na USP e Unicamp, e Engenharia de Minérios e Mineração, na USP.

Foram analisados 13.883 programas universitários individuais, em 1.440 universidades, em 85 locais ao redor do mundo, em 51 disciplinas acadêmicas e cinco amplas áreas de conhecimento. No caso da USP, por exemplo, foi analisada a produção de conhecimento em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O ranking completo pode ser acessado clicando aqui.

O diretor de pesquisa da QS, Ben Sowter, explicou ao G1 que a classificação não aponta a qualidade do ensino das instituições mas, sim, a relevância do curso e da universidade, segundo parâmetros estabelecidos pela instituição.

"Uma das coisas mais importantes a se reconhecer é que não estamos medindo a qualidade do ensino. Estamos medindo a posição acadêmica, a empregabilidade dos graduados, o impacto da pesquisa e a produtividade da pesquisa. Portanto, não estamos capturando o efeito da suspensão das aulas presenciais", explicou Ben Sowter.
Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
Continue lendo
Merenda na pandemia

Colégios estaduais fazem nova entrega de alimentos nesta sexta-feira

14 ABR 2021 às 17h54
Confira!

Edital da UEL e Fundação Araucária oferece bolsa permanência para estudantes cotistas

14 ABR 2021 às 17h22
Saiba Mais!

Pesquisadores apresentam soluções para monitorar a qualidade da água

14 ABR 2021 às 17h09
Não perca!

Escola de Governo abre mais vagas para o curso on-line de Gestão de Ansiedade

14 ABR 2021 às 16h04
Confira o documento completo!

MEC lança o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências

14 ABR 2021 às 15h52
Ainda dá tempo!

Terminam nesta quarta-feira (14) inscrições para o Sisu do primeiro semestre

14 ABR 2021 às 15h02
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados