O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, participou nesta terça-feira (21), em Brasília, de um debate sobre os problemas decorrentes dos cortes nos recursos destinados às universidades federais e à área de ciência e tecnologia. O encontro, que reuniu representantes de várias entidades e instituições públicas de ensino superior, ocorreu na Comissão Geral formada no Plenário da Câmara dos Deputados para tratar do tema.
O debate foi proposto pela presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), que pediu aos parlamentares a apresentação de emendas impositivas para suplementar o valor destinado à educação.
A posição dos participantes do debate foi unânime em defesa das universidades federais. "A sessão foi importante porque todos ressaltaram, de maneira unânime, a importância da valorização da universidade pública brasileira, da ciência e da tecnologia como pilares fundamentais da Nação", comentou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Ele disse que, mesmo em momentos de crise, as universidades não poderiam sofrer restrições orçamentárias como as que estão sendo impostas: "Sem as universidades públicas, responsáveis maiores pela produção do conhecimento, da ciência e da tecnologia, não teríamos uma ponte para o futuro", comentou o reitor da UFPR. "Por isso, defender a educação pública superior não é só fundamental agora, mas para as gerações futuras e para o País, inclusive do ponto de vista econômico". O debate foi transmitido pela TV Câmara e está disponível no Youtube.