A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o MInfra (Ministério da Infraestrutura) trabalharão em conjunto para fomentar pesquisas cujo tema seja infraestrutura. A parceria também prevê a criação de uma premiação de teses para a área. O protocolo de intenções foi assinado na quinta-feira, 18 de março, por Benedito Aguiar, presidente da Capes, e Marcelo Sampaio, secretário-executivo do MInfra.
O documento estabelece uma parceria de três anos, período que pode ser prorrogado. O interesse deve ser manifestado pelo menos 60 dias antes do término da vigência do acordo. Não há previsão de repasse de recursos de um órgão para outro. Aguiar observou que a pós-graduação deve atender a demandas da sociedade: "Incentivar a geração de conhecimento científico e tecnológico em áreas ligadas à infraestrutura é estratégico para o País”.
Caberá à Fundação desenvolver editais para mestrandos e doutorandos. Já as premiações, serão oferecidas em parceria entre a Capes e o Ministério da Infraestrutura. "Sabemos da importância do setor de infraestrutura para o País. Também sabemos da importância de aproximar desafios atuais do setor de infraestrutura no Brasil da área acadêmica, que dispõe de recursos humanos altamente qualificados”, afirmou Marcelo Sampaio.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Também participaram do encontro Victor Veiga, secretário-executivo do MEC (Ministério da Educação), Rodrigo Cruz, secretário-executivo adjunto do MInfra, e três diretores da Capes: Heloísa Hollnagel (Relações Internacionais), Zena Martins (Programas e Bolsas no País) e Flávio Camargo (Avaliação).