Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as vagas

Capes oferta mais de 60 mil bolsas para formação de professores da educação básica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 jan 2020 às 10:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para melhorar a qualidade da educação brasileira, uma das prioridades do MEC (Ministério da Educação) neste ano é a capacitação de docentes. Por este motivo, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, no Diário Oficial da União, dois editais que ofertam mais de 60 mil bolsas para a formação de professores da educação básica.

O primeiro edital oferece bolsas para o programa Residência Pedagógica, ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores e promove a vivência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de licenciatura. Já o segundo edital refere-se ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), direcionado à primeira metade do curso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada programa oferecerá 30.096 bolsas para até 250 instituições de ensino superior, com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: alfabetização, biologia, ciências, física, língua portuguesa, matemática e química.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


O prazo para cadastro dos projetos cada instituição de ensino superior se encerra em 2 de março e pode ser feito por meio da plataforma da Capes. O resultado final da seleção será divulgado até 10 de abril e o início das atividades se dará no dia 14 do mesmo mês.


Na avaliação do presidente da Capes, Anderson Correia, a medida visa à melhoria significativa do desempenho dos estudantes nas avaliações dos próximos anos. "O professor é o elo vital da formação das crianças e adolescentes no país. Um professor bem formado, motivado, capacitado, qualificado, certamente terá um impacto muito grande na vida dos estudantes brasileiros”, disse.

O investimento na formação de professores deve contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), calculado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O indicador é produzido com base nas informações de duas fontes, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), por meio de prova e questionário aplicados a cada dois anos, e o Censo Escolar, respondido anualmente por todas as escolas do país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade