18/01/21
PUBLICIDADE
Etapa nacional

Colégio de Londrina representa região Sul em prêmio de gestão escolar

Fabio Alcover
Fabio Alcover


O Colégio Estadual do Patrimônio Regina, na zona rural de Londrina, foi escolhido como representante da região Sul na etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).


Neste ano, a premiação, que busca reconhecer boas práticas e estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, tem uma edição especial: Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?

No Patrimônio Regina, que conseguiu manter 100% dos alunos participando do ensino remoto, a solução encontrada foi uma combinação de monitoramento das atividades e a comunicação com as famílias.

"Fizemos um levantamento de todos os alunos que tinham e dos que não tinham condições de se conectar e de assistir às aulas pela TV. Fizemos uma reprogramação de todas as atividades pedagógicas”, conta Lauriane dos Santos Lima, diretora do colégio. "Temos parte dos alunos assistindo às aulas pelo Google Classroom e parte buscando o kit tarefa, que são atividades impressas entregues aos alunos a cada 15 dias”, explica.

A realização das atividades, seja on-line ou presencial, é monitorada por uma equipe da escola. Um funcionário em sistema BI (Business Intelligence ou Inteligência Empresarial) acompanha o envio de tarefas — tanto as propostas pelo colégio quanto as do Aula Paraná — e liga para os alunos em caso de atraso. Também foram designados alunos-monitores no Classroom.

Outra medida importante tomada pelo colégio foi manter comunicação constante entre família, alunos, professores e equipe pedagógica. "Nossas famílias já tinham o hábito de conversar pelo Whatsapp. Continuamos com grupos por sala, criamos grupos de pais e fazemos reuniões frequentes por meets. Também temos plantões da equipe pedagógica para atender famílias que têm dificuldade de conexão ou com o kit tarefa”, afirma a diretora.

"Além disso, o horário das aulas presenciais foi mantido no Classroom para que os alunos continuassem na mesma rotina. Isso foi fundamental para que eles se organizassem e mantivessem o vínculo”, pontua.

O colégio concorreu, inicialmente, com 8 mil projetos de todo o Brasil. Depois, foi selecionado por um comitê entre nove escolas indicadas como referência da região Sul (três de cada estado). Agora, competirá com quatro colégios que representam as quatro outras regiões do Brasil — um de Brasília (DF), um de Manaus (AM), um de Itacuruba (PE) e um de Jarinu (SP).

O vencedor nacional será revelado em uma cerimônia de premiação que acontecerá em 10 de dezembro.
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Não perca!

Universidade abre inscrições para vestibular agendado presencial e online

18 JAN 2021 às 17h03
Confira!

Locais de prova do Enem Digital estão disponíveis para consulta

18 JAN 2021 às 15h12
Prova polêmica!

Pela segunda vez, Enem deixa de abordar ditadura militar

18 JAN 2021 às 14h55
Saiba mais

Saiba como é o sistema de correção do Enem

18 JAN 2021 às 10h38
Em Londrina também

Candidatos do Enem são retirados de salas por excesso de participantes

17 JAN 2021 às 16h49
É hoje

Estudantes fazem primeira prova do Enem 2020

17 JAN 2021 às 12h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados