Desde a implantação do Google for Education, em 2015, o Colégio Maxi vem investindo na formação dos educadores, nos ambientes diferenciados – como a criação de três Salas Google – e na orientação aos alunos e professores para o uso contínuo e efetivo dessa plataforma. A satisfação diante da nova tecnologia, aliada aos resultados concretos na aprendizagem dos alunos, fez que o programa tivesse plena adesão, tornando o Maxi a primeira escola do Paraná e uma das quatro do sul do Brasil a receber do Google o Selo de Escola de Referência Google for Education.
Janaína Tais Gardenal Fenato, coordenadora de Tecnologia em Educação do Colégio Maxi e Google Educator Trainer, explica a importância desse reconhecimento: "O Selo significa que a empresa Google confirma todos os esforços do Colégio Maxi em implementar soluções inovadoras e que a escola utiliza as ferramentas educacionais Google de modo colaborativo para motivar e melhorar a forma como os professores ensinam e os alunos aprendem”.
Para a obtenção do Selo, o Google estabelece uma série de critérios:
Leia mais:
![Imagem de destaque](https://netdeal.com.br/api/images/proxy?quality=80&width=500&src=https://s3.amazonaws.com/producao.spayce.com.br/1704995138325_desenrola_fies.jpg)
MEC publica edital de inscrições para o Fies
![Imagem de destaque](https://netdeal.com.br/api/images/proxy?quality=80&width=500&src=https://s3.amazonaws.com/producao.spayce.com.br/1692354993158_bonde_1.jpg)
MEC alerta para golpes e reforça que inscrição no Prouni é gratuita
![Imagem de destaque](https://netdeal.com.br/api/images/proxy?quality=80&width=500&src=https://s3.amazonaws.com/producao.spayce.com.br/1717410230088_imagens_bonde_489.jpg)
Alunos de universidades estaduais podem fazer disciplinas de pós da UFPR
![Imagem de destaque](https://netdeal.com.br/api/images/proxy?quality=80&width=500&src=https://s3.amazonaws.com/producao.spayce.com.br/1721824797464_imagens_bonde_1099.jpg)
UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus
• Utilização das ferramentas Google for Education e Chromebooks, realizando projetos inovadores e impactantes para professores e alunos.
• Ter no mínimo 100 Chromebooks com CMC (licenças) Google.
• Contas GSuite for Education para 100% da área pedagógica; 100% dos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental 2; 30% dos alunos usando o GSuite for Education em sala de aula de forma colaborativa com o professor, ao menos uma vez a cada 30 dias; e 30% dos alunos usando o Google Classroom.
• Certificações internacionais exigidas: um professor Google Educator Trainer para dar continuidade nos treinamentos e coordenar a transformação digital na escola; 20% da área pedagógica da escola com certificado Google Educator Nível 1; 5% da área pedagógica da escola com o certificado Google Educator Nível 2.
Sobre os benefícios do Google for Education, a coordenadora de TE comenta: "Os ganhos são gigantescos. A equipe pedagógica e os professores personalizaram o aprendizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas”, avalia Janaína.
ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES
![Divulgação - Sala Google na Unidade Avenida Maringá Divulgação - Sala Google na Unidade Avenida Maringá](/img/bondenews/2019/11/img_1_69_2164.jpg)
Sala Google na Unidade Avenida Maringá
Fernando Francisco Pereira, professor de Matemática do Fundamental 2 do Colégio Maxi, explica a versatilidade do programa: "Desde que o Google for Education foi implantado, percebi que era um ambiente virtual de segurança e autonomia dos alunos. Tive uma identificação tão grande que fui aprendendo e querendo desenvolver novos projetos. Tanto que resolvi participar no ano passado do Concurso Boas Práticas, com ideias inovadoras para a educação. E este ano me inscrevi também”.
O professor do Maxi cita outros benefícios: "Uma questão bem interessante é a adesão às tarefas de casa. Depois que o Google for Education foi implantado, os alunos passaram a fazer mais tarefas. O indicativo NFT – Não Fez Tarefa – é mínimo. Isso comprova a eficácia do programa no incentivo ao estudo, pois trabalha com a linguagem do aluno de hoje”.
AULAS COM ÓCULOS VR
Sobre as tecnologias adotadas pelo Colégio, Pereira comenta: "As Salas Google potencializam o uso da plataforma, pois é um ambiente descontraído, high tech e fora dos padrões da sala de aula, com um Chromebook por aluno, um notebook concebido pelo Google com sistema operacional Chrome OS” e com sistema exclusivo de gerenciamento de segurança por meio do Admin Google.
![Divulgação Divulgação](/img/bondenews/2019/11/img_1_69_2163.jpg)
Outra ferramenta que os alunos gostam muito são os óculos de realidade virtual disponibilizados nas Salas Google. A realidade virtual é uma tecnologia de interface que atua nos sentidos do usuário, por meio de um ambiente simulado, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, propicia a imersão completa em um cenário ou local, com ou sem interação do usuário: "A realidade virtual é algo fantástico, pois permite que nossos alunos se sintam em diferentes lugares do mundo, em quaisquer períodos da história. Um aluno pode, por exemplo, ser um homem da caverna e interagir com personagens daquela época. É uma ferramenta disponibilizada pelo Maxi que eles adoram”, comenta o professor de Matemática.
GOOGLE FOR EDUCATION CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DOS EDUCADORES
Veja a seguir as explicações de Janaína Fenato, Google Educator Trainer, responsável por orientar os educadores na utilização do Google for Education.
FORMAÇÃO DOS EDUCADORES MAXI
O princípio básico do Google for Education é "Educadores dedicados aprendem por toda a vida”, por isso é importante inovar na experiência de ensinar e aprender. Os professores usam os inúmeros recursos disponíveis na Internet a favor da educação e, principalmente, participam dos cursos de formação e treinamento para conquistar as certificações Google for Education.
![Divulgação - Sala Google I - Unidade Duque de Caxias Divulgação - Sala Google I - Unidade Duque de Caxias](/img/bondenews/2019/11/img_1_69_2162.jpg)
Sala Google I - Unidade Duque de Caxias
FERRAMENTAS FÁCEIS E INTUITIVAS
As ferramentas de produtividade Google for Education são intuitivas e acessíveis. Isso ajuda os professores a gerenciar de maneira simples suas atividades. Hoje, após três anos do Google for Education, os professores não se limitam a uma ou duas ferramentas, mas usam várias experiências de aprendizagem, de acordo com as habilidades, o ritmo e o desenvolvimento de cada aluno. Os professores utilizam a "gamificação” em revisões de prova para melhorar o desempenho dos alunos e dar um feedback construtivo. O Google classifica a "gamificação” como uma estratégia de aprendizagem ativa.
![Divulgação - Sala Google II - Unidade Avenida Duque de Caixas Divulgação - Sala Google II - Unidade Avenida Duque de Caixas](/img/bondenews/2019/11/img_1_69_2165.jpg)
Sala Google II - Unidade Avenida Duque de Caixas
"Essa plataforma fala a nossa linguagem!”
Confira o depoimento de alguns alunos sobre a utilização das ferramentas do Google for Education.
"Entrei no Maxi no 6º ano do Ensino Fundamental e acompanhei toda a implantação do programa Google for Education. É um método inovador, uma forma de aprender diferenciada e mais objetiva do que a aula tradicional que favorece muito o contato com o professor. Dá para fazer tarefa mais facilmente, tirar dúvidas e ter acesso a atividades e desafios extras. Trata-se de uma linguagem acessível, com a qual minha geração está acostumada. Até quem não domina muito tecnologia aprende sem problemas. Desenvolvemos vários conteúdos e trabalhamos de uma forma muito mais produtiva. Sem falar que ajuda na interação com os colegas, pois fazemos muitos trabalhos em grupo. Outro detalhe é a Sala Google. Gosto muito desse ambiente.”
Henrique Santos Nakadomari – 1ª série do Ensino Médio
"O Google for Education nos proporciona uma aula diferenciada, mais prática e com muitas imagens. É uma ferramenta que acompanha o mundo moderno. Fazemos as tarefas de forma mais fácil, pois há muitas ferramentas à disposição, busca facilitada e um ambiente de navegação seguro. Os professores ajudam e trabalhamos com pesquisas e apresentações. Adoro as aulas da Sala Google, pois é um espaço bacana, extrovertido e dinâmico. É um diferencial do Maxi esse programa.”
Ana Luisa Gomes Leme da Silva – 8º ano do Ensino Fundamental
Este conteúdo é de autoria do Colégio Maxi.