12/04/21
PUBLICIDADE
Vai até sexta!

Começa nesta segunda-feira (8) prazo de adesão de instituições públicas de educação ao Sisu

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Começa nesta segunda-feira (8) - e vai até a próxima sexta-feira (12) - o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O edital contendo o cronograma e procedimentos do primeiro processo seletivo de 2021 do Sisu foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de janeiro.


A seleção dos candidatos às vagas é feita por meio dos resultados obtidos pelos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), referente à edição de 2020.

"Após a divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC (Ministério da Educação) publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu deste ano”, informou o ministério.

Segundo o edital, cabe às instituições de ensino disponibilizar o acesso virtual para que os estudantes selecionados via Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar a matrícula de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.

Documentos de adesão - Após o período de adesão, as instituições terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar, se for o caso, as informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser encaminhados ao MEC.

Também cabe a essas instituições de educação superior divulgar, tanto em suas páginas na internet como em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no âmbito do Sisu, "conforme expressas em seus documentos de adesão, bem como editais próprios, quando couber, e a sistemática adotada para a convocação dos candidatos”.

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e para participar é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Enem e não ter zerado a redação.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior.
Agência Brasil/Pedro Peduzzi
Continue lendo
Não esqueça!

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

12 ABR 2021 às 17h52
Rede Estadual

Cursos do EduTech têm 140 mil atividades realizadas na primeira semana

12 ABR 2021 às 17h42
Baixe o documento completo!

MEC lança Cartilha de Orientações para Volta às Aulas de Estudantes Surdos, na Educação Básica

12 ABR 2021 às 17h32
Confira a mostra multimídia!

Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual

12 ABR 2021 às 16h56
Entenda

MEC calculará nota de corte do Sisu pelo modelo vigente até 2019

12 ABR 2021 às 16h38
Confira!

Parlamento de Portugal reprova projetos que reduziriam mensalidades para universitários brasileiros

12 ABR 2021 às 16h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados