Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonoaudiologia

Como ajudar as crianças no desenvolvimento da linguagem e da fala em casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 ago 2020 às 16:20

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabe a diferença entre o desenvolvimento da fala e o desenvolvimento na linguagem? Não? Pois elas têm diferenças, e entender sobre o assunto ajuda na evolução das crianças.


De acordo com a fonoaudióloga do Cerne (Centro de Excelência em Recuperação Neurológica), Karine Luiza Bergamo de Camargo, linguagem é a capacidade que os indivíduos possuem para expressar pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos, independente da forma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por exemplo, quando falamos de linguagem, ela pode ser verbal (fala) ou não verbal (fotos, vídeos, figuras e gestos). Já a fala, é o canal que viabiliza a expressão da linguagem e corresponde à sua realização motora. "Em outras palavras, a linguagem significa trocar informações (receber e transmitir) de forma efetiva, enquanto a fala refere-se basicamente à maneira de articular os sons na palavra (incluindo a produção vocal e a fluência)”, esclarece.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova pesquisa

IBGE aponta crescimento da frequência escolar de crianças

Imagem de destaque
Entre 15 e 29 anos

Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE

Imagem de destaque
Resultados dia 15 de janeiro

Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira

Imagem de destaque
94 mil alunos a menos

Número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos cai 75% no Paraná


E como ajudar as crianças a desenvolverem melhor essas habilidades nesse período? Segundo Karine, de maneiras muito simples. Você pode usar fotografias de pessoas e lugares que a criança conheça, e recontar o que aconteceu ali, podendo até inventar uma nova história. Durante as atividades diárias, por exemplo, enquanto está na cozinha, solicite que a criança nomeie os utensílios utilizados, os alimentos, fale sobre a textura, cor e sabor.

Incentive a criança a escolher os alimentos, as próprias roupas e as brincadeiras, oferecendo opções. "Você quer água ou suco?”, "Vamos brincar de comidinha ou de bola?”, "Você quer colocar a blusa azul ou vermelha?”; e, por último, mas não menos importante, fale com a criança da maneira correta, pois essa é parte fundamental para o seu desenvolvimento. "Essas são algumas dicas básicas. Se você perceber alguma dificuldade da criança nesse quesito, o ideal é procurar ajuda especializada”, finaliza a fonoaudióloga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo