O começo do ano costuma vir cheio de mudanças, inclusive na vida de crianças que vão começar a frequentar a escola ou que trocaram de colégio. Por isso, é importante que as crianças se acostumem com a nova rotina, bem como se sentir confortáveis nesse novo espaço.
O apoio e suporte dos pais pode vir a ser um reflexo do comportamento da criança no colégio, seja em relação ao diálogo com colegas e professores ou em relação ao engajamento nos estudos. Por isso, estar ao lado da criança desde a busca pela escola nova até o início das aulas contribui para que ela se sinta confortável e preparada para estar ali.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar seu filho a se adaptar na nova rotina escolar de forma tranquila e prazerosa. Incluí-lo durante o planejamento e escolha do colégio, além de demonstrar confiança e segurança ao ambiente, faz toda a diferença para já prepará-lo para a volta às aulas.
Leia mais:
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
UEL, UEM, UEPG e Unioeste sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
UEM tem mais de 33 mil inscritos no Vestibular de Verão e PAS 2024
CONVERSE BASTANTE
Explicar para a criança sobre a mudança é fundamental para transmitir segurança e confiança a ela. Por isso, não minta sobre o novo colégio e busque reforçar que o novo ambiente escolar pode ser divertido e especial.
BUSQUE APOIO NO COLÉGIO
Ao incluir a criança na busca pela nova escola, leve-a para conhecer o espaço antes do início das aulas. Isso fará com que ela se sinta mais confortável quando as aulas se iniciarem. Além disso, informe ao colégio sobre essa adaptação, para que os professores possam acompanhar o comportamento de perto também e sinalizar caso haja algum problema.
AJUDE-O NA ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS ESCOLARES E ATIVIDADES
Para que a criança não se sinta sozinha nesse momento, é importante acompanhá-la na organização dos materiais e realização das atividades escolares. Por isso, ajude-a na organização da mochila, cadernos e demais acessórios. No entanto, não faça tudo no lugar dela, a ideia é somente ajudar, mas mostrar que a criança já possui responsabilidades e precisa realizá-las, isso também trará maior engajamento nas atividades.
SEPARE UNIFORME E CALÇADOS
Verifique com o colégio se há um uniforme para os alunos e se certifique de que seu filho ou filha estará alinhado com as demais crianças. Isso fará com que ele se sinta parte do colégio e se identifique com os outros alunos. Além disso, opte por calçados adequados para usar na escola, como um
tênis Nike infantil. Criança gosta de correr e pular, e calçados como sandálias e chinelos, por deixar os pés mais expostos, podem facilitar a torção e cansar mais.