Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nova rotina

Como ajudar o seu filho a se adaptar à nova escola

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 fev 2020 às 14:54
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O começo do ano costuma vir cheio de mudanças, inclusive na vida de crianças que vão começar a frequentar a escola ou que trocaram de colégio. Por isso, é importante que as crianças se acostumem com a nova rotina, bem como se sentir confortáveis nesse novo espaço.

O apoio e suporte dos pais pode vir a ser um reflexo do comportamento da criança no colégio, seja em relação ao diálogo com colegas e professores ou em relação ao engajamento nos estudos. Por isso, estar ao lado da criança desde a busca pela escola nova até o início das aulas contribui para que ela se sinta confortável e preparada para estar ali.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo algumas dicas para ajudar seu filho a se adaptar na nova rotina escolar de forma tranquila e prazerosa. Incluí-lo durante o planejamento e escolha do colégio, além de demonstrar confiança e segurança ao ambiente, faz toda a diferença para já prepará-lo para a volta às aulas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especial LED

Lázaro Ramos é escalado pela Globo para apresentar especial de educação na emissora

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


CONVERSE BASTANTE

Publicidade


Explicar para a criança sobre a mudança é fundamental para transmitir segurança e confiança a ela. Por isso, não minta sobre o novo colégio e busque reforçar que o novo ambiente escolar pode ser divertido e especial.


BUSQUE APOIO NO COLÉGIO

Publicidade


Ao incluir a criança na busca pela nova escola, leve-a para conhecer o espaço antes do início das aulas. Isso fará com que ela se sinta mais confortável quando as aulas se iniciarem. Além disso, informe ao colégio sobre essa adaptação, para que os professores possam acompanhar o comportamento de perto também e sinalizar caso haja algum problema.


AJUDE-O NA ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS ESCOLARES E ATIVIDADES

Publicidade


Para que a criança não se sinta sozinha nesse momento, é importante acompanhá-la na organização dos materiais e realização das atividades escolares. Por isso, ajude-a na organização da mochila, cadernos e demais acessórios. No entanto, não faça tudo no lugar dela, a ideia é somente ajudar, mas mostrar que a criança já possui responsabilidades e precisa realizá-las, isso também trará maior engajamento nas atividades.


SEPARE UNIFORME E CALÇADOS

Verifique com o colégio se há um uniforme para os alunos e se certifique de que seu filho ou filha estará alinhado com as demais crianças. Isso fará com que ele se sinta parte do colégio e se identifique com os outros alunos. Além disso, opte por calçados adequados para usar na escola, como um
tênis Nike infantil. Criança gosta de correr e pular, e calçados como sandálias e chinelos, por deixar os pés mais expostos, podem facilitar a torção e cansar mais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade