Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Histórias de superação

Confira 6 filmes para motivar concurseiros

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 mai 2020 às 17:21
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter uma rotina de estudos para concursos não é fácil: exige muita disciplina, determinação e força de vontade. Além de todos os desafios do dia a dia de um concurseiro, a longa espera por divulgação de datas, editais e resultados pode levar ao desgaste emocional e psicológico do estudante.

Com a pandemia do novo coronavírus, vários resultados e concursos 2020 foram adiados sem novo calendário previsto, o que pode resultar em um certo desânimo para manter o foco. Para isso, selecionamos filmes com histórias de superação – alguns deles baseados em fatos reais – para ajudar a ter persistência e a não desistir.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


À Procura da Felicidade (2006)

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Lançado em 2006, o filme conta a história de Chris Gardner e Christopher, seu filho. Ao enfrentar uma crise financeira, a esposa de Chris, Linda, os deixa. Desempregado, Chris, interpretado por Will Smith, arruma um estágio não remunerado em uma corretora, que pode lhe render um bom emprego ao final do programa. Entretanto, por não ter dinheiro nenhum, Chris e seu filho são despejados e passam a morar em um banheiro na estação de metrô em São Francisco. Ao final, porém, Chris consegue o tão sonhado emprego e alcança dias melhores.

Publicidade


Por que assistir? Além da história de superação baseada em fatos reais, Chris Gardner aconselha que "não se deve ter um plano B, esteja comprometido com o seu plano A”, ajudando o estudante a manter o foco no seu objetivo.


Homens de Honra (2001)

Publicidade


O longa conta a história de Carl Brashear, um homem negro que conquista o cargo de mergulhador chefe da Marinha americana na década de 50 após enfrentar um acidente, que o faz amputar a perna, e o racismo. O título, na época, só era concedido a pessoas brancas. A história é real e vale a pena ver, pois, muitas vezes, o concurseiro tem de enfrentar limitações físicas e sociais que o fazem acreditar que não pode alcançar uma vaga.


O Lado Bom da Vida (2012)

Publicidade


Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) passou oito meses internado em um hospital psiquiátrico após perder a casa, o trabalho, o casamento e a própria saúde mental. Ao sair, Pat pretende reconquistar sua ex-esposa, mas conhece Tiffany, interpretada por Jennifer Lawrence, que compreende suas dores e problemas. Juntos, passam a ter uma nova perspectiva de vida, observando e captando o lado bom das coisas. É importante para que o concurseiro perceba pontos positivos nas dificuldades e siga em frente.


Estrelas Além do Tempo (2016)

Publicidade


O filme narra a trajetória de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três mulheres afro americanas, que, em 1962, fizeram os cálculos matemáticos decisivos que levaram o astronauta John Glenn ao espaço durante a Guerra Fria – um grande avanço para a corrida espacial norte-americana. O longa-metragem inspira, pois, para tal feito, as mulheres enfrentaram a descrença, a intolerância e a desigualdade de gênero esmagadora da época.


O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Publicidade


Billy Beane (Brad Pitt) inova ao coordenar uma equipe de beisebol tendo como referência estudos de dados estatísticos para redução de custos. Ao montar um time extremamente competitivo e que vai mostrando resultados, Billy se torna referência no ramo. A inspiração fica por conta da capacidade de adaptação e criatividade de Billy e a perseverança de colocá-las em prática.


Que Horas Ela Volta? (2015)

Interpretada por Regina Casé, Val é uma empregada doméstica que mora no quarto dos fundos da casa dos patrões há mais de dez anos, e, apesar de ser considerada quase um membro da família, não faz as refeições na mesa principal da casa, não usufrui da estrutura da casa e não considera nenhuma aspiração própria. A filha de Val, Jéssica, se muda para a casa dos patrões da mãe com o objetivo de estudar e se preparar para o vestibular, mas sua chegada traz à tona muitas questões, ao perceber a situação em que sua mãe se encontra. Apesar de enfrentar uma desigualdade extremamente presente em seu contexto, a jovem persiste e se mostra tão capaz quanto qualquer pessoa – situação parecida com a de muitos estudantes de concurso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade