Com a proximidade do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017, marcado para o próximo domingo (19), os estudantes de todo o país precisam ficar atentos a alguns procedimentos que ajudam na resolução das provas e na administração do tempo disponível. Assim como ocorreu no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), finalizado no último domingo (12), as dicas estão valendo.
Confira, abaixo, um roteiro básico para se ter um bom rendimento na prova e obter o sonhado diploma do ensino básico (fundamental ou médio):
1) Dormir bem é fundamental. O candidato precisa estar descansado para realizar uma boa prova. Consumir muita água e ter uma alimentação saudável também é importante.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
2) Crie um plano de estudos. Assim como na preparação para vestibulares, concursos e o próprio Enem, tudo começa com a elaboração de um bom plano de estudos, organizando os dias e horários para estudar cada disciplina. Dessa forma, você não deixa nenhum assunto de fora e pode estudar com antecedência.
3) Leia, sem desespero, o material de estudos gratuito para o Encceja, fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele ajuda na preparação dos estudantes.
4) Utilize o material de estudos fornecido pelo Inep. Assim, você terá uma noção básica do conteúdo cobrado regularmente no exame. Para o ensino fundamental, confira os conteúdos de matemática, de língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física, de história e geografia e de ciências naturais. Para o ensino médio, acompanhe os conteúdos de matemática, de linguagens, de ciências humanas e ciências da natureza.
5) Pense na questão do tempo de resolução da prova – aproximadamente três minutos por questão. A resolução de simulados vai ajudar muito nesse quesito.
6) Redação é treino. Com a proximidade da prova, faça pequenos textos de dez linhas. Escolha sempre temas da atualidade.
7) Mantenha a leitura em dia (livros, jornais, internet etc.). Essa prática aumenta a capacidade de interpretar textos, o conhecimento de ortografia e amplia o vocabulário, trazendo mais facilidade na hora de escrever e responder as questões.
8) Compareça ao local do exame uma hora antes do início da prova. Para tanto, acorde duas horas mais cedo que o habitual e planeje o trajeto a partir de sua casa com mais tranquilidade.
9) Faça um planejamento de estudo para as semanas que antecedem a prova. Estudar em cima da hora pode não ser uma boa ideia. Um dia antes do exame, não releia demais o que você já estudou. Você precisa estar descansado. O ideal é fazer uma breve revisão do conteúdo até dois dias antes.
10) Leia as suas respostas com atenção. Não tenha pressa para finalizar o exame e revise todo o conteúdo respondido antes de ir embora.