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O que considerar?

Confira dez dicas para ajudar na hora de escolher a escola dos filhos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 set 2021 às 14:32
- Reprodução/Pixabay
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Escolher a escola dos filhos envolve diversos fatores, desde os mais simples – como a distância de casa, por exemplo – até os mais complexos, como os valores e a proposta pedagógica do local. Para auxiliar nesse processo, a coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental do CEP (Centro de Estudos e Pesquisas) do Colégio Bom Jesus Isabel Marconcin dá algumas dicas que podem servir de base para os pais.


"É importante refletir a respeito da escolha da escola para que a formação oferecida pela instituição educacional esteja em consonância com a formação pretendida pela família, de modo que se complementem. Linhas formativas antagônicas, geralmente, tendem a gerar conflitos e não são contributivas para o desenvolvimento da criança, por não propiciarem um ambiente de segurança e de confiança”, avalia Marconcin.

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É importante também por envolver a opção por um modelo de formação que impactará, e muito, no desenvolvimento da criança. “Não apenas na formação conceitual e cognitiva, mas no modo de ser e de agir da criança, influenciando seu desenvolvimento socioemocional, por exemplo”, diz Isabel.

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As pesquisas de neurociências e de neuroeducação indicam, ainda, a importância de oferecer estímulos adequados às crianças, inclusive as de 0 a 3 anos de idade. Segundo a professora Isabel, por meio desses estímulos são estabelecidas e reforçadas redes neurais, antes da “poda” natural que ocorre por volta dos 3 anos de idade. A qualidade dos estímulos impacta, diretamente, no desenvolvimento integral das crianças, contribui para uma postura favorável à aprendizagem durante toda a vida escolar, bem como para o desenvolvimento de competências mais complexas na continuidade do processo escolar.

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1 – Projeto Pedagógico

É importante que os pais tenham conhecimento sobre o projeto pedagógico e a linha metodológica do Colégio. Assim, poderão analisar se as concepções da escola convergem com as expectativas da família.

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2 – Valores, preceitos

Conhecer os valores, o carisma e os preceitos que norteiam a proposta pedagógica do colégio, bem como as práticas sociais e as relações entre as pessoas, é essencial, pois reflete algumas das concepções que nortearão toda a prática pedagógica e as vivências escolares. Além disso, fornece algumas pistas a respeito do tipo de formação que a criança receberá ao longo da escolaridade. 

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3 – Formação bilíngue

Outro ponto é a importância da exploração de mais de um idioma desde a Educação Infantil. Para os pais que tiverem condições de investir na formação bilíngue dos filhos desde cedo, escolas com ensino de inglês, por exemplo, desde os primeiros anos de aprendizado, podem ser uma boa opção.

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4 – Espaços para brincadeiras e áreas verdes

É primordial disponibilizar esses espaços na escola. Brincar é um dos direitos de aprendizagem que permeiam as vivências e as atividades oferecidas às crianças. A brincadeira livre e/ou dirigida tem um papel muito importante no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Na Educação Infantil, o lúdico se caracteriza como uma estratégia que contribui para a aprendizagem em diferentes campos de experiência. Além disso, a oferta de ambientes variados possibilita a exploração de diferentes movimentos e vivências.

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5 - Biblioteca

A biblioteca é muito importante porque contribui para o desenvolvimento da competência leitora das crianças, além de se caracterizar como uma opção de lazer.

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6 – Conteúdo

Em educação é difícil dissociar a “formação humana” da “formação conceitual”. Por esse motivo, os valores e outras questões, como as socioemocionais, permeiam as vivências escolares. Por exemplo, programas com foco em desenvolvimento de habilidades socioemocionais auxiliam na formação integral da criança.


7 – Mais de um filho em idade escolar – o que considerar

Ao visitar uma escola, é sempre bom conhecer a proposta e os espaços de cada um dos segmentos educacionais, da Educação Infantil ao Ensino Médio, pois torna mais visível (explicita melhor) o tipo de formação que é ofertada e as concepções que norteiam essa formação.


8 - Escola pública ou privada

De modo geral, as escolas observam a legislação e as diretrizes educacionais. Além disso, há no Brasil a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que orienta a organização do currículo. A diferenciação entre as escolas diz respeito à concepção e aos valores que norteiam a ação pedagógica, à abordagem metodológica, às relações que se estabelecem com a comunidade escolar, à integração entre as mídias impressas e digitais, à equipe de trabalho, ao espaço físico, entre outras características próprias de cada instituição. Por esse motivo, visitar a escola e agendar um atendimento para compreender melhor a proposta pedagógica é tão importante.


9 - Horário de funcionamento e transporte escolar

O horário de funcionamento da escola e de atendimento às crianças, bem como a oferta de atividades extracurriculares, transporte escolar, alimentação na escola, também são itens a observar.


10 – Procedimentos com os pais

Deve-se entender como a escola desenvolve a comunicação com os pais, com a família, pois assim todos podem se adequar da melhor forma, em termos de tempo e disponibilidade. 

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