Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Criatividade

Confira dicas de atividades educativas para as crianças na quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 mar 2020 às 16:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crianças em casa, tempo de sobra e um desafio para pais e responsáveis: manter o desenvolvimento dos pequenos em tempos em que a quarentena faz parte da rotina das famílias de todo o mundo. Momento que a criatividade e o lúdico precisam aflorar no ambiente familiar, para que muito do que as crianças aprenderam neste primeiro trimestre do ano letivo não fique esquecido e acabe prejudicando o aprendizado quando as aulas retornarem.

O ato de brincar tem todo o potencial para se aprofundar em temas trabalhados pela pedagogia. O diálogo entre o brincar e o aprender vem de longa data e é alicerçado por linguistas, pedagogos e historiadores do século XX. Este é um momento único para colocar esses conceitos em prática e fortalecer ainda mais o vínculo entre pais e filhos, fundamental para superar esse momento tão complexo da sociedade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora de educação infantil e do curso de pedagogia da Unopar do Piza, Viviane Batista Carvalho, elenca atividades lúdicas e educativas para crianças de 0 a 5 anos. Ela cita porém, que as ações de 0 a 3 anos são diferentes comparado às crianças de 4 e 5 anos, que já estão na pré-escola.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


TEXTURAS, CANÇÕES E BRINCADEIRAS SIMPLES

Publicidade


Para os bem pequenos – de 0 a 3 anos – brincadeiras com texturas, como caso de gelatinas atóxicas e tintas comestíveis são excelentes alternativas para o aprendizado e o desenvolvimento delas. Objetos de cozinha, como panelas e utensílios não cortantes também prendem demais a atenção dos bebês. "Esse tipo de brincadeira mantém a concentração deles, podendo chegar a cerca de 30 minutos, o que é um tempo excelente nesta idade. Se a família tiver um quintal, também pode brincar com coisas simples, como pedrinhas, areia e bola. Como a presença dos pais será constante, elas vão adorar”.


As canções e contação de histórias – recursos muito usados na educação infantil – também são bem simples de reproduzir em casa. "Foque em cantar músicas e relembrar histórias sem precisar de recursos tecnológicos – como celular e televisão – estimule ao máximo a interação presencial. Nesse tipo de brincadeira lúdica, as crianças permanecem geralmente atentas por 10 a 15 minutos. Portanto, o ideal é fazer uma alternância das atividades. Quando a criança começa a ficar chorosa, geralmente é porque já está entediada com a brincadeira”, salienta a professora Viviane.

Publicidade


COLAGEM, RECORTE E RECICLAGEM


Para as crianças da pré-escola – de 4 a 5 anos – o leque de atividades lúdicas também é interessante, sendo que a capacidade de concentração delas já é pouco maior. A pedagoga cita o recorte de jornais e revistas, colagens, bola, bambolê e a produção de brinquedos com material reciclável. "Brinquedos com garrafas pets e potes de iogurte são bem simples de fazer, como por exemplo um telefone sem fio com copos e barbante. Já nas colagens, as crianças têm contato com as letras e figuras fundamentais para a alfabetização”.

Publicidade


Todas essas ações são importantes que estejam balizadas em uma rotina, algo que a escola de forma geral enfatiza no dia a dia. "Horário de comer, de tirar o soninho e de brincar são bem trabalhados nas escolas. É interessante manter isso em casa, deixar no desenho, no máximo, 30 minutos pela manhã e por mais meia hora à tarde, além de evitar brinquedos ‘prontos’ que desestimulem a criatividade”, complementa a professora da Unopar


NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: LEITURA E RACIOCÍNIO LÓGICO SÃO A BASE

Publicidade


Para as crianças dos 6 aos 10 anos, do 1º ao 5º ano da educação fundamental – boa parte com uma nova rotina de atividades, viabilizada pelas atividades do Ensino à Distância - os trabalhos de leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico são essenciais neste momento. A falta de ações neste sentido por semanas pode fazer com que eles percam a evolução da linguagem escrita e do raciocínio como um todo. "Manter determinados estímulos neste momento favorecerá o desenvolvimento das habilidades intelectuais, que irão favorecer no processo de aprendizagem ao retornarem para a escola, considerando a recuperação de outros conteúdos acadêmicos, explica a professora do curso de pedagogia da Unopar do Piza, Josiane Rodrigues Barbosa.


Para trabalhar a linguagem, buscar histórias para leitura no tablet ou celular pode ser uma opção caso as opções de livros físicos sejam escassas em casa. "Mas, além disso, por exemplo, é possível criar jogos que estimulem o desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação, como jogos com cartas que contenham perguntas e respostas considerando vocabulários da língua portuguesa com regras definidas, possibilitando a toda a família a participação”.

Já para ações de raciocínio lógico, a criação de jogos de tabuleiro com material reciclável é boa pedida. "Um jogo numérico, com dois dados, um com números de 1 a 6 e o outro com os sinais de operação matemática já pode ensinar muito para eles. Estamos falando de um tempo que pode ser de até 50 minutos - dia sim, dia não - e que já faz uma diferença enorme para eles”, complementa a coordenadora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade