Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hora de estudar!

Confira dicas de como se preparar para o Enem 2021 sem sair de casa

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
07 jul 2021 às 15:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes do país é, sem dúvidas, a aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. A data de aplicação se aproxima e se preparar para a maior avaliação de acesso ao ensino superior do país não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de pandemia.


Muitos candidatos precisaram se adaptar ao novo normal e tiveram que se dedicar ainda mais aos estudos para garantir um bom desempenho na prova. Ingressar em um cursinho pré-vestibular pode ser uma solução, afinal, o ambiente permite uma troca de conhecimento entre o estudante e os profissionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas os participantes que decidem estudar por conta própria precisam de um esforço maior, já que ao revisar os conteúdos sozinho o próprio vestibulando é quem vai monitorar todo o tempo de estudo, não terá professores e criará a própria rotina. Por isso, separamos dicas para ajudar neste momento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especial LED

Lázaro Ramos é escalado pela Globo para apresentar especial de educação na emissora

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


1 – Organize um local para estudar

Publicidade


Para se concentrar melhor na hora dos estudos é fundamental ter um ambiente adequado. Busque em casa um espaço onde você possa ficar só com os seus livros, cadernos e papéis de anotações. Dê preferência para um lugar com ventilação e livre de barulhos altos. Converse com a sua família. É importante que eles saibam que todos os dias naquele determinado horário você estará focado nos estudos.


2 – Leia o edital atentamente

Publicidade


Assim como quem se prepara para concursos, quem vai prestar vestibular também deve conhecer bem o edital. Nele, além dos conteúdos e áreas que devem ser estudadas, você também encontrará os critérios de como deve ser elaborada a redação, que é uma das partes mais importantes da prova, além de encontrar outras regras que devem ser de conhecimento de todos os inscritos.


3 – Acesse sites com bons conteúdos gratuitos e provas anteriores

Publicidade


Existem diversos sites gratuitos na internet que abordam os conteúdos que caem na prova do Enem, um deles é o Guia Enem. O site reúne as principais matérias que estão presentes no Enem e outros vestibulares, como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Inglês. Outra opção é consultar o site do Inep, onde você encontra todas as provas anteriores para estudar.


4 – Diversifique com videoaulas gratuitas

Publicidade


Através do YouTube, é possível conferir conteúdos gratuitos, disponibilizados em diversos canais. Os assuntos são variados e lá é possível encontrar aulas completas de Matemática, Física, Química, Português, entre outras matérias. Separamos uma lista com playlists, confira abaixo:


· Física Total, com o professor Ivys Urquiza
· Redação e Gramática Zica, com a professora Pamba
· Enem por Mateus Prado
· Oficina do Estudante
· Vestibulandia, com o professor Nerckie
· Biologia Total, com o professor Paulo Jubilut

Publicidade


5 – Perfis no Instagram que compartilham conteúdos educacionais


O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Com cerca de um bilhão de usuários ativos, a plataforma se tornou ainda mais popular durante a pandemia, pois as pessoas aumentaram o tempo que gastam no aplicativo.

Publicidade


Os jovens brasileiros gastam, em média, 1h32 minutos na rede social, de acordo com a Cuponation. Se você faz parte do grupo que adora passear em feeds e stories, está na hora de aproveitar este tempo para investir em seus estudos.


Pensando nisso, separamos alguns perfis que compartilham conteúdos que podem te ajudar na hora de organizar os estudos e manter a rotina para se sair bem no exame.


O @professorpaulinhokuririn é administrado pelo professor de Letras/Inglês Paulo Faria de Paula, 29 anos. Na página, é possível encontrar notícias a respeito de editais e concursos, dicas para aprimorar sua redação, além de lives e pequenas aulas no IGTV. Para as pessoas que estão se preparando para concursos ou o Exame Nacional do Ensino Médio, o perfil pode ser uma forma de garantir boa pontuação na redação.


O perfil @interpretaenem pode ser uma ótima pedida para quem precisa estudar para o Enem, mesmo com as escolas fechadas. Lá estão disponíveis dicas de aprendizado, notícias sobre a prova nos stories e vídeos no IGTV. A página é administrada pelo professor Lauro Rafael Lima, doutor em linguística pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).


O estudante Enzzo Queiroz publica resumos em seu perfil de estudos @estudapotter. Ele dá dicas de estudos, materiais e conteúdos que costumam cair nos vestibulares. O perfil reúne diferentes matérias e tem auxiliado outros jovens que sonham com o ensino superior.


Voltado para quem deseja ingressar em Medicina, no @focados_na_aprovacao é possível encontrar resumos, mapas mentais e dicas que podem ajudar a se preparar. Além disso, a página disponibiliza mensagens motivacionais para os seguidores se manterem focados.


5 – Estude com o Educa Mais Brasil


O Educa Mais Brasil Explica disponibiliza uma playlist no canal do YouTube gratuita, com videoaulas preparadas por professores das áreas de conhecimento que caem no Enem. As aulas são curtas, mas bem objetivas, com conteúdos das áreas de: História, Gramática, Literatura, Interpretação Textual, Redação, Química, Língua Portuguesa e muito mais.


6 – Aplique um método de estudo

Existem diversos métodos de estudo que você pode utilizar para auxiliar na memorização e produtividade como os: flashcards, mapas mentais, método pega-varetas e pomodoro. As inscrições para o Enem 2021 seguem abertas até o dia 14 de julho, na Página do Participante e as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro na versão impressa e digital.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade