Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reveillón ou Réveillon?

Confira dicas para não errar na gramática dos cartões de fim de ano

Assessoria de imprensa
17 dez 2019 às 15:48
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estamos em dezembro, hora das confraternizações de fim de ano, amigos secretos, presentes e cartões desejando um ótimo reveillón - ou será que é réveillon? A professora de Língua Portuguesa do Colégio Semeador, Andrea Cardozo, dá algumas dicas para não errar na hora de escrever o cartão de fim de ano ou aquela mensagem nas redes sociais.

Natal ou natal?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se nos referirmos à comemoração do nascimento de Jesus Cristo, teremos de escrever Natal, pois a letra maiúscula inicial é usada em nomes que designam festas ou festividades, como quando é usada para desejar "Bom Natal". A professora explica, no entanto, que se a palavra for aplicada como adjetivo, é obrigatória o uso de letra minúscula, como por exemplo "terra natal".

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Reveillón ou réveillon?

Publicidade


A professora explica que o termo correto é "réveillon", ou seja, com acento no primeiro "e". O substantivo masculino Réveillon consta no dicionário Aurélio e se refere à noite e festa de passagem de ano, ou seja, de Ano-Novo. "Essa palavra tem origem francesa, é uma derivação do verbo réveiller, que em português significa 'despertar'", conta.


Bastante ou bastantes festas?

Publicidade


A resposta é muito simples: trata-se de um termo que pode ter função adjetiva, acompanhando um substantivo, caso em que deve concordar com o substantivo a que se refere. O mesmo acontece com a palavra "muito". Inclusive, é possível substituir "muito" por "bastante". Onde você utilizar "muitos", poderá utilizar "bastantes".


Obrigado ou obrigada?

Publicidade


Depende. É normal as pessoas imaginarem que devem utilizar a expressão de agradecimento flexionada de acordo com o gênero da pessoa a quem se está agradecendo. Mas não é assim que funciona.


A expressão "obrigado" é morfologicamente classificada como adjetivo, o que significa que ela é utilizada para exprimir uma característica ou o estado de algo ou alguém. Quando a utilizamos (diante de uma gentileza que alguém nos fez, por exemplo), estamos querendo expressar que nos sentimos obrigados a retribuir aquele gesto. Foi assim que a expressão nasceu.

Publicidade


Portanto, quando alguém lhe faz alguma coisa pela qual você fica agradecido(a), deve retribuir com obrigado ou obrigada, dependendo do seu gênero - e não de quem está recebendo a mensagem.


Saudade ou saudades?

"Normalmente substantivos que nomeiam sentimentos não são usados no plural, mas há exceções, como nesse caso", alerta Andrea. Para empregarmos a forma no plural, é necessário fazer a devida concordância, por exemplo: Eu tenho muitas saudades suas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade