O Produtor Cultural é o profissional responsável pelo planejamento, organização e execução de eventos. Independente do segmento - teatro, cinema, ramo musical e afins - um evento precisa de um profissional que seja especializado no assunto para participar de todas as etapas da produção, desde o planejamento, até a captação dos recursos financeiros necessários para a execução da manifestação cultural.
Como entra em contato direto com os clientes e os idealizadores dos eventos, esse profissional é quem faz a ligação entre os setores de criações artísticas e de gestão de um projeto cultural. Dependendo do perfil, da necessidade do evento ou do cliente, o produtor se envolve nas questões operacionais e na condução de todas as atividades solicitadas.
"Tudo isso começou quando me envolvi nos bastidores das formaturas", explica o produtor cultural Marcos Damasio que se interessou pelo ramo ao participar de uma conversa com a equipe técnica que trabalhava em uma formatura, no ano de 2013. Trabalhando neste ramo desde então, Damasio sempre gostou de inovar. Participando de bastidores e observando a movimentação, novas ideias foram surgindo para abrilhantar ainda mais esse momento tão especial para os formandos. "O desafio era trazer outro conceito de formatura. Com isso, surgiu o palco duplo, as luzes direcionadas, o Projeto Árvore, estúdio temático", lista.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Mas nem tudo são flores. As dificuldades de um produtor cultural são inúmeras. É preciso preparar um plano logístico para o evento, alinhas expectativas com o cliente, explicar as etapas do evento para a equipe, tudo isso para que o evento seja realizado em perfeita harmonia, beneficiando a todos os envolvidos.
Na concepção de Damasio, o trabalho deve ser realizado em três etapas. "Tudo começa com pequenas conversas, que me ajudam a identificar o que podemos construir juntos. Depois, vem a construção do projeto da festa. Este é um processo muito minucioso que requer a análise do que realmente irá atender as necessidades. Por fim, vem o orçamento, tendo como inspiração os desejos do cliente para montar um projeto diferenciado e fazer como que o evento seja singular e exclusivo", detalha. E você, tem o sonho de atuar como Produtor Cultural? O Educa Mais Brasil pode te ajudar a ingressar nesta graduação. O Educa Mais é o maior programa de inclusão educacional do país que oferece bolsas de estudo com descontos de até 70%. Acesse o site e pesquise o melhor curso para sua realidade. A inscrição é gratuita.