Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prepare-se!

Confira oito possíveis temas da redação do Enem 2019

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 out 2019 às 14:19
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a aproximação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos vestibulares de universidades públicas, a redação se torna um dos principais assuntos entre os candidatos. Considerada o principal desafio de alguns estudantes e a grande vantagem de outros, a redação do Enem tem apresentado ao longo dos anos temas sobre a sociedade brasileira que podem gerar reflexões.

Os temas possíveis de cair na prova são discutidos por especialistas, professores e estudantes. O Quero Bolsa, em conjunto com o Cursinho da Poli de São José dos Campos, listou 8 possíveis temas de redação para o Enem 2019. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Dentro desse tema, é importante tomar conhecimento das políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento e a superlotação.

Publicidade


O combate às epidemias no Brasil


Atualmente o índice de epidemias e número de mortes ainda cresce, como no caso da dengue e sífilis, bem como outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante se atualizar sobre o problema de saúde pública e pesquisar políticas de prevenção.

Publicidade


O que pode ser feito para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?


A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos devido à melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levaram a esse aumento e como continuar o crescimento.

Publicidade


A evasão escolar


O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

Publicidade


Como combater o bullying nas escolas do Brasil?


O bullying, infelizmente, ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying. É importante pesquisar sobre casos conhecidos e articular como o bullying pode afetar a vida de uma pessoa até mesmo anos depois dela finalizar a escola.

Publicidade


O combate à depressão e ao suicídio na sociedade brasileira


Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. No Brasil em 2016, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu 1 caso de suicídio a cada 46 minutos.

Publicidade


A importância da preservação do meio ambiente


O tema é uma pauta que sempre está em discussão. É importante tomar nota sobre programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.


O perigo da escassez da água no Brasil

Outra pauta no teor ambiental é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante entender as causas e consequências dessa crise, pesquisar políticas que já estão em prática e as possíveis soluções futuras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade