Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2018 o momento é de dúvida para muitos estudantes. A escolha da profissão gera ansiedade entre os candidatos que, mesmo tão jovens, já precisam decidir qual curso deverão seguir.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Portal Educacional com 2 mil estudantes, no início da fase de inscrições para os principais vestibulares do país, 54% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio ainda não conseguiram fazer a escolha da carreira que pretendem seguir.
Quando o assunto é futuro profissional, os especialistas recomendam que sejam levados em consideração fatores como remuneração média no mercado, aptidão e realização pessoal. E muitos estudantes se encontram no mesmo dilema: o que Medicina tem a ver com Engenharia Civil? Ou Publicidade com Pedagogia? No pensamento, você pensa: nada a ver com nada? Mas, muitos vestibulandos ficam em dúvida entre profissões de áreas tão distintas. Nestes casos, a escolha é ainda mais difícil.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio Camila Pinheiro, esse dilema é mais que comum. Ela sempre pensou em estudar Medicina Veterinária, mas confessa que se sente também atraída por Pedagogia, ou seja, cursos totalmente distintos. "Eu sempre tive a certeza de querer cursar veterinária, sempre gostei de cuidar dos animais, mas, este ano e com a aproximação do Enem, acabei me identificando também com a Pedagogia".
Na opinião da pedagoga Lívia Alcântara, os estudantes não devem se cobrar tanto. Nesta fase, é normal surgirem essas dúvidas. O aconselhamento vocacional é a uma boa alternativa. "Na hora de decidir qual das duas carreiras seguir, em algum ponto a mais uma dessas carreiras irá pesar mais na hora de decidir realmente, seja o fator mercado de trabalho, remuneração ou habilidade pessoal", explica a pedagoga.
Para tentar driblar a dúvida de muitos estudantes, vale conhecer algumas profissões que estarão em alta em 2019 e com maior disponibilidade de trabalho e estágios nos próximos anos.
Entre os cursos estão:
Analista de Mídias Digitais
Existe uma busca cada vez maior para serviços de mídias digitais. Pequenas e grandes empresas estão investindo neste setor para melhorar e alcançar o engajamento e relacionamento com seus clientes por meio das redes sociais, agregando conhecimento para a modernização do marketing.
Porque estará em alta: Com a expansão do alcance digital, que passou a ser prioridade nas empresas, muda substancialmente a forma como o marketing é praticado. O resultado é a busca por profissionais que compreendam e dominem as ferramentas e tecnologias nessa esfera para agregar valor à empresa.
Área de formação: Comunicação Social, Marketing e Publicidade e Propaganda.
Gerontologia e Geriatria
É a profissão que estuda o envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Porque estará em alta: com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, existem muitas oportunidades de vagas de emprego nesta área.
Área de formação: Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social.
Cientistas de Dados
Existe uma grande demanda para analisar dados disponíveis e propor melhorias em grandes empresas. É o profissional responsável por solucionar problemas do negócio com técnicas de orientação a dados, bem como detectar tendências que podem ajudar nos resultados de uma empresa.
Porque estará em alta: as empresas precisam processar e analisar um grande volume de informações. A expectativa é que ajude na estratégia da empresa, bem como colabore com inovações tecnológicas inteligentes
Área de formação: Estatística, Matemática, e Ciências da Computação