Agência Educa Mais Brasil

E não é só isso. Os vestibulandos também estão sendo desafiados a estudar sozinhos em casa nesse período de isolamento social. O projeto, lançado pelo #GaloNaQuarentena, oferece suporte aos estudantes, disponibilizando materiais de estudos gratuitos, transmissões ao vivo e até encontros virtuais, nos quais são debatidos possíveis temas para redação do exame. Os estudantes que se interessarem podem acompanhar pelas redes sociais @galodaredacao. Quem se interessar pela apostila, precisa preencher os dados no formulário, e assim que o processo for finalizado, terá um link de acesso para fazer download do material.
COMO FUNCIONA O ENEM?
A prova, que é realizada em dois dias, avalia estudantes que estão concluindo essa etapa dos estudos. O Enem é constituído de questões de quatro áreas do conhecimento e também de uma redação.
O exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), autarquia vinculado ao MEC (Ministério da Educação) e tem como objetivo não só analisar o desempenho dos estudantes, como ser uma forma de promover o acesso dos alunos com bom desempenho no ensino superior. A prova possibilita que os estudantes ingressem em instituições públicas e privadas do Brasil e também no exterior, como em Portugal.
No Brasil, os programas do governo federal constituem-se como meio principal de acesso a faculdade e também ao financiamento estudantil. São eles:
• Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
• Prouni (Programa Universidade para Todos)
• Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
SOBRE O ENEM 2020
Em 2020 o Enem apresenta uma novidade. Pela primeira vez, a prova será aplicada em dois formatos: digital e impresso. A versão digital do exame vai acontecer de forma gradativa, apenas 100 mil participantes poderão fazer a prova nesse formato. No momento da inscrição, o participante deve escolher qual a modalidade de preferência. Por enquanto, os treineiros só podem fazer a prova na versão impressa.
Aplicação do Enem impresso: 1º e 8 de novembro
Aplicação do Enem Digital: 22 e 29 de novembro
Agência Educa Mais Brasil