Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira as datas!

Conselho de Ensino da UEL define calendário das atividades de graduação do ano letivo 2021

Redação Bonde com Agência UEL
29 abr 2021 às 17:16
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEL definiu nesta quinta-feira (29) o calendário das atividades dos 53 cursos de Graduação referentes ao ano letivo de 2021, afetado pela suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, ainda no início de 2020. De acordo com a ata aprovada pelos quase 45 conselheiros, as aulas do ano letivo 2021 terão início em 2 de agosto e prosseguem até 23 de junho de 2022. As atividades em curso atualmente representam o ano letivo de 2020 e terminam no próximo dia 25 de junho. O calendário atual foi aprovado em junho de 2020, quando o Cepe definiu pela retomada do calendário acadêmico e pelo retorno das atividades de graduação, por meio de ensino remoto emergencial, com prazos flexíveis.


O ano letivo de 2022 terá um total de 223 dias letivos, considerando a possibilidade de adaptação do calendário às realidades dos diferentes cursos. Os estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, de acordo com a ata aprovada nesta quinta, iniciam o ano letivo no dia 16 de agosto. Isto porque esses cursos terão atividades práticas, terminando as aulas mais tardiamente. As férias acadêmicas do ano de 2021 serão de 15 de dezembro de 2021 a 23 de janeiro de 2022. O 2° semestre será entre 24 de janeiro e 23 de junho de 2022.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Cepe aprovou ainda as datas referentes às convocações do Vestibular 2021, que será realizado no próximo dia 30 de maio, com prova em fase única, como já havia sido definido anteriormente. A 1ª convocação do Vestibular 2021 será no dia 5 de julho. A 2ª convocação ocorrerá no dia 13 de julho. As demais chamadas, de acordo com a resolução aprovada, estão previstas para os dias 20 e 27 de julho.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Calendário estendido – Segundo a Pró-reitora de Graduação, professora Marta Fávaro, a proposta foi elaborada e aprovada anteriormente pela Câmara de Graduação, considerando excepcionalidades, e um calendário acadêmico estendido com 104 e 109 dias nos 1° e 2° semestres, respectivamente. A proposta contempla um percentual de dias letivos maior que o preconizado pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Sobre o retorno de atividades presenciais, a Pró-reitora explicou que tudo depende das condições sanitárias que o país e o Paraná deverão enfrentar no decorrer de 2021.

Publicidade


Dessa forma, segundo ela, as atividades dos próximos meses deverão ainda ser bastante afetadas pela pandemia. "O trabalho remoto tem sido bastante extenuante para estudantes e professores. Por isso preservamos os feriados e recessos”, explicou.


Recepção – Sobre os novos alunos que deverão ingressar em 2 de agosto, a partir da aprovação no Vestibular, a Pró-reitora confirmou que haverá uma programação de recepção on line. Uma comissão constituída pela equipe da Prograd, juntamente com representantes dos nove Centros de Estudos, já debate essa programação. Uma das propostas em debate é a realização de Live de apresentação e boas vindas reunindo os novos alunos e coordenada pelo reitor Sérgio Carvalho.

Publicidade


Sobre o retorno das atividades presenciais, o reitor afirmou que a preocupação do Campus e das demais unidades da Universidade dependem das condições sanitárias, sobretudo da regularização do calendário de vacinas em estudantes e professores. Com relação à programação direcionada aos ingressantes, o reitor frisou que, em que pese a pandemia, os novos alunos precisam se sentir abraçados. "Neste primeiro momento teremos uma experiência inusitada, com uma programação virtual, mas posteriormente poderemos fazer um evento presencial. Os estudantes precisam se sentir parte importante da Universidade”, destacou.


Calendário da graduação 2021


2 de agosto – início das aulas, exceção alunos do 2° ano de enfermagem, fisioterapia e odontologia.
2 a 6 de agosto – confirmação de matrícula. Semana de recepção dos ingressantes
16 de agosto – início das aulas dos estudantes do 2° ano de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.
15 de dezembro – término do 1° período letivo de 2021
24 de janeiro de 2022 – início do 2° período letivo de 2021
3 e 4 de fevereiro – Formatura dos concluintes do 1º período letivo de 2021
23 de junho 2022 – fim das aulas regulares 2° período letivo

Ingressantes pelo Vestibular
Prova em fase única (já definida) – 30 de maio de 2021
1ª convocação – 5 de julho
Pré-matrícula dos aprovados – 5 a 8 de julho
Envio da documentação – 5 a 9 de julho
2ª convocação – 13 de julho


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade