Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira a pesquisa!

Covid-19: Curitiba registra queda de casos e óbitos de idosos com mais de 90 anos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mar 2021 às 14:31
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio a um cenário difícil vivido na capital paranaense em decorrência do novo coronavírus, que levou a Prefeitura de Curitiba a decretar, pela primeira vez desde o início da pandemia, a "bandeira vermelha”, um dado traz alento: idosos com 90 anos ou mais, que formaram o grupo etário prioritário na vacinação que teve início em 20 de janeiro, já estão sendo menos afetados pela doença. É o que aponta levantamento realizado por José Rocha Faria, professor da Escola de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e pesquisador do Epicenter (Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica) da Universidade.


Nos 30 dias que antecederam o início da vacinação na cidade, entre 22 de dezembro de 2020 e 20 de janeiro de 2021, a letalidade nos idosos desse grupo foi de 31,5%. Já nos dias compreendidos entre 7 de fevereiro e 8 de março, a taxa caiu para 25%. A análise foi realizada utilizando a base aberta de dados disponibilizados pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto ao número total de óbitos, houve uma redução de 10% entre o primeiro e o segundo período analisados. A faixa etária que registrou a maior redução foi, justamente, a de idosos com 90 anos ou mais. Se no período inicial da análise os óbitos de idosos dessa faixa etária respondiam por 5,9%, no período após a vacinação o percentual caiu para 3,9%. A redução no número de casos também foi bastante significativa: foram 73 mortes no primeiro período e 56 no segundo, redução de 23%.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Para Faria, os dados chamam muito a atenção pelo fato de que o período analisado teve início apenas cerca de duas semanas após o começo da vacinação em Curitiba.

Publicidade


"Temos que considerar que neste período muitos dos idosos só haviam recebido a primeira dose do imunizante. Mesmo assim, vimos esse declínio na letalidade e no número de casos. Ainda que devamos considerar a possibilidade de que esse grupo tenha se isolado mais nas últimas semanas, resultando numa menor taxa de contágio, dois fatores sugerem fortemente um efeito da imunização: quando analisamos as faixas etárias de 80 a 89 e de 70 a 79 anos, não vemos qualquer redução significativa dos óbitos, além disso, a redução da letalidade fala muito a favor de um efeito já da imunização”, explica.


O pesquisador lembra que diversos estudos já divulgados sobre as vacinas CoronaVac e de Oxford mostram não só a redução no risco de contágio, mas, principalmente, uma diminuição mais significativa no risco de desenvolvimento de quadros mais graves, que exigem, por exemplo, hospitalização e intubação.


Medidas mais restritivas – Na visão do professor da PUCPR, embora vista com antipatia por parte da população, as medidas mais restritivas impostas pela Prefeitura de Curitiba no último sábado (13) são absolutamente necessárias para tentar reduzir a sobrecarga no sistema de saúde da cidade, que já funciona acima de seu limite. No município, diversos hospitais privados fecharam suas portas para novos pacientes. O número de casos ativos na cidade vem crescendo desde o feriado de carnaval, quando foram identificados os primeiros casos da cepa de Manaus, mais contagiosa.

Inicialmente, o Decreto 565 terá vigência até o dia 21 de março. Nesse período, prosseguem em funcionamento somente atividades consideradas essenciais, como supermercados, padarias e postos de gasolina, com restrição de horário e exigência de cumprimento do Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social. Atividades nos parques da cidade, além das aulas presenciais, estão suspensas. Além disso, o transporte público está funcionando com lotação máxima de 50%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade