A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Fundação Carlos Chagas fizeram um levantamento sobre o exercício da docência, que resultou na publicação da obra "Professores do Brasil". Segundo o material, houve crescimento na busca por cursos de graduação associados à educação. As matrículas em licenciaturas passaram de 659 mil alunos, em 2001, para 1,5 milhão em 2016. Desse total, 882.749 estudavam em cursos de ensino presencial e 641.580 em cursos a distância.
Outra informação coletada pelo levantamento: cerca de 61,2% dos estudantes dos cursos de licenciatura possuem renda de até três salários mínimos. Para a supervisora de ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Sandra Rabaça, a preparação desses profissionais ainda é considerada um desafio. "Tenho observado que a formação docente no ensino superior tem mostrado lacunas na formação do candidato à profissional da educação. Após formação, vão atuar na educação básica e, muitas vezes, chegam à sala de aula com muitas dificuldades e acabam fazendo parte de um grupo de professores despreparados para tal função", constata Sandra.
Apesar dos desafios para a formação profissional, os números podem ser considerados animadores diante do cenário atual da educação brasileira, que inclui contingenciamento orçamentário com impactos significativos na área. "A importância do professor é vital para o nosso país, pois é ele que conduz, orienta, é o mediador do aluno em seu itinerário formativo. É ele que por meio de sua práxis, estabelece as relações de parceria com seu educando no processo de ensino e aprendizagem", pontua Sandra.
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Além supervisora de ensino da Secretaria, Sandra também é professora de pedagogia na Faculdade Phorte. A especialista ressalta que a educação no Brasil deve ser prioritária como em qualquer nação do chamado 1º Mundo.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394, de 1996), todo docente no país deve ter diploma de ensino superior. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024 todos os professores da Educação Básica devem possuir educação superior obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que lecionam.
Muitas pessoas ficam confusas em relação às diferenças entre magistério, licenciatura ou pedagogia. Sandra Rabaça esclarece que, quando se ouve falar em magistério, nos dias atuais, significa a pessoa que exerce a profissão de professor. A habilitação licenciatura refere-se à formação em curso superior e pode ser dividida em: licenciatura plena, qualificação para lecionar na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; licenciatura a distância, que tem a mesma validade da licenciatura plena, apenas é realizada via internet e o aluno não precisa estar presente em uma sala de aula física.
Já pedagogia é um curso de licenciatura plena que prepara os profissionais para atuarem na educação básica como professores da educação infantil, do ensino fundamental - anos iniciais (1º ao 5º ano) - ou ainda exercerem cargos de: professor coordenador, Orientador educacional, diretor e supervisor de Ensino.
Saiba mais no site do Educa Mais Brasil.