O curso de Música da UEL é o melhor do país no Enade 2017, divulgado na última terça-feira (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O curso atingiu conceito 5 (nota máxima) e conceito contínuo 4,6031. Dos 24 cursos avaliados da Universidade, referentes às Ciências Exatas, Licenciaturas e Áreas afins, mais de 70% obtiveram conceito 5 e 4.
Além do curso de Música, os cursos com a nota máxima foram Engenharia Elétrica (1º colocado entre as estaduais do país), Educação Física Licenciatura (2º colocado entre as estaduais), e Letras Inglês (3º colocado entre as estaduais do país). Em 2017, foram avaliados 10.570 cursos, sendo 10.054 presenciais e 516 de EaD, de 1.478 Instituições de Educação Superior.
Para a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Pesquisa e Planejamento (PROPLAN), Elisa Tanaka Carloto, o resultado é positivo. "Mais de 70% dos cursos estão entre os conceitos máximos. O número reflete o resultado de toda instituição. Apesar de todos os problemas de investimento na educação, a UEL consegue justificar os investimentos da sociedade paranaense", afirmou.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Música - Segundo a coordenadora do colegiado do curso de Música da UEL, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Helena Munari Nicolau Loureiro, a avaliação mostra o resultado do trabalho do corpo docente no sentido de formar os chamados "músico professor". "Esse profissional é aquele que tem sua competência musical tão consistente quanto a competência pedagógica, buscando a excelência como músico e como professor de música. Ele encara a formação de forma contínua, a partir da base na graduação", afirma.
A professora lembra que neste ano o curso completa 25 anos. Segundo ela, a data marca a busca pela construção de um curso em que a música e a educação musical sejam intrínsecas e conectadas às demandas da sociedade. Helena ressalta ainda que o ensino, a pesquisa e a extensão são integrados por metodologias inovadoras. Ela cita o exemplo do Grupos Multisseriais de Estágio e Prática de Ensino. "O resultado do ENADE vem coroar a comemoração das nossas Bodas de Prata", celebra a professora.
Os cursos avaliados no Enade 2017 foram os seguintes:
Conceito 5
Música (licenciatura)
Engenharia Elétrica
Educação Física (licenciatura)
Letras (Inglês)
Conceito 4
Ciências Biológicas (licenciatura)
Geografia (licenciatura)
Letras (Português)
Física (licenciatura)
Ciência da Computação (bacharelado)
Engenharia Civil
Pedagogia
Arquitetura e Urbanismo
Filosofia
História
Geografia (bacharelado)
Química (licenciatura)
Matemática (licenciatura)
Conceito 3
Ciências Sociais (licenciatura)
Física (bacharelado)
Ciências Biológicas (bacharelado)
Artes Visuais (licenciatura)
Química (bacharelado)
Matemática (bacharelado)
Conceito 2
Ciências Sociais (bacharelado).