Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cursos gratuitos!

Cursos por WhatsApp criados pelo Sebrae ajudam empresários a resolver entraves do dia a dia

Folhapress/Marília Miragaia
04 fev 2021 às 16:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Sebrae lançou, em janeiro, 15 cursos gratuitos para serem acessados por WhatsApp, com curta duração, linguagem descomplicada e fartura de emoticons.


Até agora, a iniciativa já teve 80 mil alunos -número que considera também o período de testes, realizado em 2020. A entidade tem recebido uma média de 10 mil matrículas por semana para a modalidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia de oferecer cursos pelo aplicativo de mensagens surgiu da percepção de que o empresário precisa de um canal para aprender e se informar que esteja presente em seu dia a dia, afirma Diego Demétrio, gerente nacional de soluções da instituição. "Foi então que nossos estudos indicaram o WhatsApp como um canal viável para isso", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Crianças e adolescentes que chegam com sono nas escolas preocupam especialistas

Imagem de destaque
De Londrina

Pesquisadora da Embrapa Soja organiza livro sobre papel da ciência brasileira no combate à fome

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024


Cerca de 95% dos brasileiros acessam o WhatsApp todos os dias, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, com 2.046 entrevistados entre 7 e 28 de julho de 2020.

Publicidade


"Usando o aplicativo para estudar, o empreendedor elimina barreiras: não precisa entrar no portal, abrir um computador, não precisa do acompanhamento de ninguém. Como o robô fica lá 24 horas por dia, o empresário faz as atividades quando puder, até enquanto estiver esperando em uma fila", diz.


O conteúdo foi desenhado para atender a MEIs (microempreendedores individuais), mas o Sebrae está trabalhando em quatro cursos voltados para o setor da economia criativa -em breve, o conteúdo também poderá ser acessado por Telegram.

Publicidade


Quando decide fazer o curso, o aluno entra em uma conversa com um número de WhatsApp e interage com uma ferramenta de inteligência artificial que envia gifs, testes, cards, vídeos e pequenos áudios. Além disso, ele também tem acesso a um material de apoio, como planilhas, para colocar em prática conceitos aprendidos.


À medida que o empreendedor completa as tarefas propostas no aplicativo de mensagens, recebe mais conteúdo e consegue até ter feedbacks sobre sua performance. Para tirar dúvidas, porém, é necessário recorrer a outro número de WhatsApp, uma central especializada que tem atendimento humano.

Publicidade


Cada curso leva em média duas horas para ser finalizado, com prazo de até 15 dias. A duração média de áudios e vídeos utilizados é de menos de dois minutos, explica Demétrio.


A ideia é que o empresário tenha um aprendizado fluido, que não tome muito tempo do seu dia, e que possa ser realizado no intervalo entre tarefas, afirma Carolina Nunes, consultora educacional do DOT Digital Group, que atuou no projeto com o Sebrae.

Publicidade


"É um aprendizado que está dentro do conceito de microlearning, uma estratégia de ensino que trabalha com pílulas de conhecimento. Você quebra os conteúdos em conteúdos menores para facilitar a compreensão do aluno. É uma tendência na educação relativamente nova no Brasil e no mundo", diz ela.


No Brasil, o microlearning também é utilizado na plataforma online de educação corporativa da C&A, a Academia da Moda, que oferece conteúdo como dicas para atendimento ao cliente e melhoria de processos para colaboradores de lojas, escritórios e centros de distribuição.

Publicidade


Com tempo médio de uso de oito minutos, a plataforma pode ser acessada por celular, computador ou tablet, e oferece materiais como vídeos, quiz, infográficos e games, que usam linguagem simples, incluindo gírias e hashtags.


Além da linguagem e da acessibilidade, outro ponto importante no desenvolvimento dos cursos do Sebrae foram os temas, que abordam entraves do dia a dia do empreendedor -como, por exemplo, como obter crédito.

Publicidade


"Muitas vezes, o curso vai levar ele a ter um insight, tirar uma dúvida pontual e até entender melhor o que tem atrapalhado seu negócio. Às vezes, ele acha que a questão é caixa, mas, na verdade, ela está no estoque", diz Demétrio.


Com a intenção de investir em novos negócios, o empreendedor Rodolpho Freitas, 32, dono da empresa Casa Nova, de balanças industriais, em São Lourenço da Mata (PE), decidiu experimentar no fim de 2020 o curso do Sebrae Inovação e Possibilidades de Crescimento, feito por WhatsApp.


Depois de sentir facilidade para encaixar as atividades de estudo no seu dia a dia, Freitas deu sequência a toda a trilha de cursos disponível por aplicativo, incluindo aulas sobre venda e precificação.

"Quando abri minha empresa, comecei a trabalhar antes de estruturar completamente o negócio. Funcionou, mas, depois de meses, perdi um pouco o controle da situação. Nos cursos, entendi que é preciso deixar todo o negócio de pé antes de começar a funcionar", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade