Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Incentivo à leitura

Depen-PR recebe doação de 14 mil livros do Ministério da Justiça

Redação Bonde com AEN
14 mai 2021 às 16:52
- Depen/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Departamento Penitenciário do Paraná recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Depen (Departamento Penitenciário Nacional), 13.930 livros de literatura que serão distribuídos até o final de maio nos espaços de acervo bibliográfico, nas penitenciárias do Estado. O objetivo da doação é inserir e envolver o maior número de pessoas privadas de liberdade nas ações educacionais de leitura dentro dos presídios, possibilitando novas perspectivas de vida.


O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, disse que o Estado tem se empenhado incansavelmente para dar oportunidade aos presos e fortalecer as ações educacionais no sistema prisional. Segundo ele, o programa de Remição pela Leitura, implantado em 2012, ofertado a todas as unidades prisionais, só tem a enriquecer e fortalecer sua aplicação com a vinda desta expressiva doação de livros, considerando também todas as outras ações voltadas à leitura nos presídios do Paraná. "Desta forma, devolveremos à sociedade alguém melhor, independente do que o fez entrar para o sistema prisional”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A distribuição e o encaminhamento dos livros será organizada pelo Setor de Educação e Capacitação do Depen do Paraná, o qual tem a missão de acompanhar todas as ações educacionais desenvolvidas nos presídios do Estado, em especial nas questões de leitura, a organização e execução junto aos profissionais da educação que atuam no Programa de Remição pela Leitura ofertada nos estabelecimentos prisionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Para o diretor do Depen, Francisco Caricati, esta doação contempla as metas estabelecidas sobre a leitura nos presídios, contidas no Plano Estadual de Educação nas Prisões de 2021 a 2024, que destaca o fortalecimento e aumento do número de leitores nas penitenciárias.

Publicidade


"Cabe destacar que as doações de livros direcionadas aos homens e mulheres privados de liberdade são sempre muito bem-vindas, pois os leitores inseridos no Programa de Remição são os que têm as maiores notas nas redações do Enem e, com o incentivo da leitura, acabam tendo interesse em participar da escolarização dentro do sistema prisional”, afirma Francisco Caricati.


Dentre os livros que o Depen recebeu estão o "Crime e Castigo”, de Dostoiévski; "A Cor Púrpura”, de Alice Walker; "A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; "O Homem que calculava”, de Malba Tahan; e "Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.


Remição pela Leitura - O Paraná foi o primeiro estado a regulamentar a Remição pela Leitura no âmbito dos estabelecimentos prisionais. A Remição da Pena por Estudo através da Leitura foi instituída pela Lei Estadual n. 17.329 de 2012.

O custodiado, ao aderir ao programa, de forma voluntária, faz a leitura de uma obra literária e elabora um relatório/resenha, na presença do professor de Língua Portuguesa. A lei prevê também a equivalência de 12 horas de frequência escolar para redução de um dia na pena.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade