Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Dia do vestibulando: como tirar proveito das mudanças nos calendário

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 mai 2021 às 18:10
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia tem alterado o calendário de vestibulares por todo o Brasil. A data de realização do Enem 2021 (Exame nacional do Ensino Médio), por exemplo, ainda está indefinida e se soma às muitas incertezas pelas quais passam os estudantes do último ano do Ensino Médio.


Mas mesmo diante do cenário repleto de incertezas, é possível usar esses fatores a favor dos estudos, de acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Castilho. "Esses prazos podem ser bons se forem vistos como oportunidades. As mudanças de datas se referem a adiamentos de aplicação de provas, proporcionando tempo maior para revisar alguns conteúdos”, esclarece.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É claro que a preparação acadêmica deve estar em dia. Para os estudantes que mantêm uma rotina de estudos de forma sistematizada, estão conscientes de seus potenciais e fragilidades e direcionam os esforços de maneira assertiva, o coordenador acredita que seja possível obter bons resultados independentemente do período em que a prova irá ocorrer.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Na opinião de Nilson Castilho, o ideal é aproveitar o maior prazo para fazer revisões pontuais. "Resolver exercícios de maior complexidade, treinar a escrita da redação e se manter informado quanto às atualidades é essencial nesse período”. Ou seja, quanto mais o aluno se preparar, menos entrave será a data em que o vestibular ou ENEM vier a ocorrer.


Fator psicológico

A mudança de calendário pode afetar os alunos no que diz respeito ao aspecto emocional e de segurança para realizar a prova. "Deixar que a ansiedade e a insegurança tomem conta pode um entrave para o aluno que se vê rendido aos seus sentimentos”, analisa. Para isso, cuidar do psicológico é essencial. Desenvolver resiliência e ter uma mentalidade de crescimento ajudam muito, explica o coordenador, que reforça: "não se trata de uma postura positiva qualquer ou uma falsa ideia de que tudo está bem. Trata-se de transformar frustração em oportunidade”. Além disso, cuidar da saúde física é essencial, primando por momentos de cuidado próprio e lazer para manter o equilíbrio entre corpo e mente, tão necessário para momentos de prova.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade