Mesmo durante a suspensão das aulas presenciais devido ao novo coronavírus, é importante manter as crianças em processo de alfabetização com acesso ao universo das letras. Fernanda Baldin Camargo, Orientadora Educacional dos alunos do Ensino Fundamental I (anos iniciais) do Colégio Renascença, em São Paulo, separou dicas de atividades simples que podem ser realizadas pelos pais para manter o estímulo ao aprendizado da leitura e da escrita.
"O tipo de estímulo que deve ser proposto depende do momento de alfabetização que a criança se encontra. O importante é que ela tenha compreensão da função social da escrita e leitura. Por isso, incentivar atividades que tenham significado prático são essenciais”, comenta a orientadora.
Entre as atividades que a profissional do Colégio Renascença recomenda está convidar a criança para ajudar na preparação de receitas. Dependendo das possibilidades, é interessante estimular a leitura de rótulos, lista de ingredientes ou a quantidade de cada um. Outra brincadeira é pedir ajuda com a lista de supermercados, incentivando os filhos a exercitarem a escrita.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
A orientadora lembra que não é hora de cobrar demais das crianças e acabar tornando a atividade lúdica em uma exigência. "Vale a pena lembrar que as crianças não estão alfabetizadas por completo e escreverão coisas erradas. Este não é o momento de corrigi-las, a não ser que a própria criança pergunte se escreveu corretamente. É hora de incentivar a produção delas”, explica Fernanda Baldin Camargo.
Na busca por deixar as crianças entretidas durante o período de quarentena e afastar o tédio, os pais também podem promover a troca de mensagens por bilhetes e assim estimular a escrita e a leitura. A tecnologia pode ser uma ferramenta importante nessa fase, com jogos on-line que apresentem os números e as letras do alfabeto, por exemplo.
Muitas dessas atividades podem ser incorporadas ao dia-a-dia das crianças mesmo fora da quarentena. A orientadora também indica que os pais mantenham uma rotina de contação de histórias e leituras compartilhadas - que ajudam a incorporar o hábito e o interesse nos livros, além de ser um excelente estímulo cognitivo que promove o foco e a concentração.