Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confinamento

Dicionário elege "Lockdown” como a palavra do ano

Agência Educa Mais Brasil
11 nov 2020 às 15:21
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O dicionário Collins elegeu o termo "Lockdown" como a palavra do ano de 2020. A palavra em inglês também foi adotada no Brasil e pode ser traduzida por "confinamento". A equipe do dicionário registrou mais de 250 mil usos do termo neste ano, enquanto que em anos anteriores não passava de quatro mil.


Lockdown significa a medida mais restritiva adotada para limitar a disseminação do novo coronavírus, incluindo a restrição de circulação de pessoas e de fechamento de comércios e serviços.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A língua reflete o mundo ao nosso redor e 2020 foi dominado pela pandemia global. Escolhemos 'lockdown' como a palavra do ano porque resume uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas que tiveram que restringir seu cotidiano para deter o vírus", disse a equipe em comunicado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos esportivos e culturais

Programa Vencer leva arte e cultura às escolas da rede municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições vão até 5 de abril

UEL: Curso de Computação Licenciatura EaD abre vagas para estudantes que prestaram o Enem

Imagem de destaque
Educação

Criança com diabetes ganha direito de ter profissional de apoio para frequentar escola no Paraná

Imagem de destaque
Fique por dentro do cronograma

Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março


Ainda em nota, o dicionário afirmou que escolheu Lockdown como Palavra do Ano porque "é uma experiência unificadora para bilhões de pessoas em todo o mundo, que tiveram, coletivamente, de desempenhar sua parte no combate à disseminação da Covid-19".

Publicidade


No ano passado, o dicionário Collins escolheu não uma "palavra do ano", mas, sim, uma "expressão": "greve pelo clima".


Diferença entre lockdown, isolamento social e quarentena

Publicidade


Lockdown: o termo faz referência à medida mais drástica, que proíbe a abertura de comércio e circulação de pessoas nas ruas, exceto em caso de emergência. Normalmente, essa medida é tomada quando isolamento e distanciamento não são respeitados, assim, as autoridades aplicam o lockdown para evitar aglomerações.


Isolamento social: trata-se da recomendação médica para as pessoas que tiveram contato com alguém infectado ou para quem está aguardando o resultado de testes que confirmem ou neguem a contaminação pelo vírus. O isolamento pode ser vertical, só quem pertence ao grupo de risco fica em casa, e o horizontal, quando inclui todos que podem ficar em casa.

Quarentena: essa é uma medida imposta pelas autoridades, na qual todos os estabelecimentos considerados não essenciais são fechados. Na quarentena o intuito é diminuir o trânsito de pessoas e, consequentemente, reduzir o número de casos de transmissão do novo coronavírus. A medida tende a ser implementada por 40 dias, daí o nome, que podem ser estendidos caso o ritmo de contaminações continue alto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade