O resultado do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2019, que oferece 59 mil vagas para ingresso no segundo semestre deste ano, já está disponível. Estudantes participantes podem acessar a página do processo seletivo para visualizar a lista de aprovados.
Segundo o cronograma do SiSU, a matrícula acontece a partir desta quarta-feira (12) e segue até a próxima segunda-feira (17). É preciso verificar o edital específico da instituição de ensino e conferir as datas, horários, unidades de ensino e documentos que devem ser apresentados para a realização do procedimento e não correr o risco de ficar de fora do processo seletivo.
Porém, ainda há chances para aqueles que não conseguiram a aprovação. É que a lista de espera do SiSU.2 vai estar disponível a partir de amanhã (11) para manifestação de interesse dos candidatos. De acordo com o site do processo seletivo, "a lista de espera é única e compreende ampla concorrência, reserva da Lei nº 12.711/2012 e facultativamente, demais ações afirmativas". Só pode participar quem não foi selecionado nas opções de vagas cadastradas. O resultado será disponibilizado em 19 de junho, pela instituição de ensino.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Você sabe o que é o SISU?
Ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) para ingresso em instituições públicas de ensino do país, o SISU é um processo seletivo. Há duas seleções por ano, com que permitem o ingresso na graduação ao longo do primeiro e do segundo semestre.
A seleção acontece de acordo com a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e cadastrada no sistema. A classificação dos candidatos é disponibilizada em ordem decrescente de pontuações, até o limite de vagas disponibilizadas por IES, curso, campus e modalidade de concorrência.
Outras alternativas além do SiSU, que também adotam a nota do Enem, são: Prouni (Programa Universidade para Todos), cujas inscrições começam amanhã (11) e seguem até esta sexta-feira (14); e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que inscreve os candidatos entre 25 de junho e 1º de julho de 2019.
Saiba mais no site do Educa Mais Brasil.