A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou processo seletivo para coordenadores dos novos centros de escrita (writing centers) universitários. Ao todo, são ofertadas oito vagas, no âmbito do programa Academic Writting And Research Development (Award).
Operacionalizados pelo Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR, os espaços serão implantados nas sete universidades estaduais – Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar), além da própria UFPR.
De acordo com o assessor da Divisão de Informações e Relações Internacionais, Luis Paulo Gomes Mascarenhas, a produção de trabalhos científicos exige o domínio de diferentes competências e habilidades.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
"Uma das premissas a serem observadas é a compreensão de que a escrita acadêmica deve ser técnica e objetiva. Isso se acentua ainda mais na elaboração de trabalhos para periódicos internacionais”, afirma.
Os coordenadores dos novos centros de escrita vão assumir um papel de liderança, auxiliando pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, na revisão e elaboração de trabalhos e artigos científicos, especialmente para publicações internacionais.