03/03/21
PUBLICIDADE
Segurança na volta às aulas

Educação abre inscrições para curso virtual de Brigada da Pandemia

Divulgação
Divulgação


Estão abertas, até 11 de fevereiro, as inscrições para o curso Brigada da Pandemia: Ações estratégicas para reabertura segura das unidades escolares. Promovido em parceria entre a SME (Secretaria Municipal de Educação), a SMG (Secretaria Municipal de Governo) e a Escola de Governo, o treinamento visa preparar profissionais da educação para que promovam uma reabertura segura das escolas, levando em conta o contexto da pandemia de Covid-19.


Com 300 vagas ofertadas, a qualificação tem duração de 30 horas, oferece certificado de participação e estará disponível até o dia 5 de março. As inscrições podem ser feitas por meio da página da Escola de Governo (clique aqui). Quem precisar de mais informações pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3372-4567 (das 12h às 18h).

De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, a capacitação é voltada para profissionais atuantes nas redes de educação municipais, estaduais e particulares de todas as regiões do Brasil. "A formação trata dos conteúdos abordados na edição anterior do curso, que foi realizada no ano passado, junto a 900 profissionais da educação municipal de Londrina. Como houve muita procura por parte de profissionais de outros municípios, decidimos oferecer a formação para eles também. O curso foi readequado ao público externo, e tem como objetivo fornecer diretrizes gerais de segurança e saúde que possam ser adaptadas ao contexto específico de cada município”, explicou.

Conteúdo – Baseado no Plano de Biossegurança, elaborado em 2020 pelas secretarias municipais de Educação e Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, o curso é dividido em quatro módulos: organização de tempos e espaços; protocolos para manutenção da higiene e saúde; reorganização pedagógica; e apoio e atenção às pessoas.

Previamente gravadas, as atividades são ofertadas de forma on-line, através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) da Escola de Governo, e os participantes podem realizá-las em seu próprio ritmo. Entre os conteúdos abordados, estão a adequação de horários de entrada e saída nas unidades escolares; a disposição adequada do espaço entre mesas e cadeiras; a disponibilização de álcool gel para os profissionais e alunos; a educação sanitária das crianças; a reorganização do currículo escolar; e o apoio psicológico para os estudantes.

Segundo Perez, a capacitação vai de encontro a uma necessidade comum a todos os profissionais da educação. "A rotina escolar não vai ser a mesma após a retomada. É preciso repensar a escola do ponto de vista físico, temporal e pedagógico, e os brigadistas terão um papel fundamental na implementação das mudanças necessárias”, disse.
N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda

Secretários de Educação pelo país resistem a novo fechamento de escolas

03 MAR 2021 às 09h41
Confira!

Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas

02 MAR 2021 às 18h03
Veja quais você acertou!

Inep disponibiliza gabaritos da reaplicação do Enem 2020

02 MAR 2021 às 16h20
Gosta de Tecnologia?

Programa EduTech abre 150 mil vagas para cursos de programação

02 MAR 2021 às 16h00
Entenda

Três pesquisas buscam desvendar mitos e verdades sobre vitamina D e Covid-19 no Brasil e no exterior

02 MAR 2021 às 15h15
Saiba Mais!

Consulta do Novo Ensino Médio encerra com 2,2 mil contribuições

02 MAR 2021 às 14h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados