Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Educação física é cobrada no Enem e pode até ser tema de redação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 out 2019 às 17:34
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pergunta por parte dos estudantes é se o conteúdo de educação física cai no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A resposta é sim. "Na matriz de referência do Enem, em especial na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, percebe-se que a educação física tem um papel importante na formação dos alunos ao levá-los a compreender a linguagem corporal como relevante para a própria vida, como integradora social e formadora da identidade", conta a assessora de educação física, Juliana Landolfi Maia.

Os objetos de conhecimento referentes a educação física no Enem são divididos em performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte, a dança, as lutas; os jogos e as brincadeiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Por meio desses assuntos, que chamamos de linguagens, há uma leitura de uma esfera da realidade social mais ampla. É possível conhecer uma parte desse mundo, fazendo com que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, sobretudo com relação ao uso do corpo no trabalho, no lazer, para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, para a participação social responsável e democrática, entre outros", explica Juliana.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Ao longo dos anos, o componente curricular de educação física tem conquistado mais espaço nos vestibulares. A equipe de professores do Sistema Positivo de Ensino analisou as provas de 2014 a 2018, um total de 24 questões. Nesse período, os temas mais cobrados no Enem em educação física foram esporte (38% das questões) e saúde e qualidade de vida (33% das questões).

Segundo Juliana, para a prova de 2019, um dos temas que pode se destacar é o aumento da obesidade entre crianças e adultos no Brasil, reflexo nas mudanças de comportamento social nos últimos anos, e que pode, inclusive, ser tema de redação, bem como a longevidade e qualidade de vida em idosos diante do cenário de mudanças na previdência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade