22/10/20
PUBLICIDADE
Fique atento!

Educação física é cobrada no Enem e pode até ser tema de redação

Uma pergunta por parte dos estudantes é se o conteúdo de educação física cai no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A resposta é sim. "Na matriz de referência do Enem, em especial na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, percebe-se que a educação física tem um papel importante na formação dos alunos ao levá-los a compreender a linguagem corporal como relevante para a própria vida, como integradora social e formadora da identidade", conta a assessora de educação física, Juliana Landolfi Maia.

Pixabay
Pixabay


Os objetos de conhecimento referentes a educação física no Enem são divididos em performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte, a dança, as lutas; os jogos e as brincadeiras.

"Por meio desses assuntos, que chamamos de linguagens, há uma leitura de uma esfera da realidade social mais ampla. É possível conhecer uma parte desse mundo, fazendo com que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, sobretudo com relação ao uso do corpo no trabalho, no lazer, para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, para a participação social responsável e democrática, entre outros", explica Juliana.

Ao longo dos anos, o componente curricular de educação física tem conquistado mais espaço nos vestibulares. A equipe de professores do Sistema Positivo de Ensino analisou as provas de 2014 a 2018, um total de 24 questões. Nesse período, os temas mais cobrados no Enem em educação física foram esporte (38% das questões) e saúde e qualidade de vida (33% das questões).

Segundo Juliana, para a prova de 2019, um dos temas que pode se destacar é o aumento da obesidade entre crianças e adultos no Brasil, reflexo nas mudanças de comportamento social nos últimos anos, e que pode, inclusive, ser tema de redação, bem como a longevidade e qualidade de vida em idosos diante do cenário de mudanças na previdência.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Agronomia e Computação

Projetos da UEL usam inteligência artificial contra a ferrugem asiática

21 OUT 2020 às 16h58
Provas serão em janeiro

Ministério da Justiça monta sistema de acompanhamento do Enem

21 OUT 2020 às 11h51
Inep

MEC discute novas formas de avaliar ensino superior

21 OUT 2020 às 11h24
Notícias

UEM abre inscrições para vestibular EAD

21 OUT 2020 às 11h02
Confira!

Universidades estaduais paranaenses conquistam nota máxima no Enade

21 OUT 2020 às 10h12
Educação durante pandemia

Certificação por competência pode ser solução para educação

21 OUT 2020 às 09h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados