O prazo termina nesta sexta-feira (5) para as instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país enviarem, através do Sistema Censup as informações relativas ao Censo da Educação Superior 2019. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Censo, ampliou o prazo para a coleta dos dados por causa da pandemia do coronavírus, que poderia influenciar o cadastro pelas instituições devido ao isolamento social.
O envio das informações deve ser realizado por um pesquisador institucional, designado por cada instituição de ensino para representá-la, responder os questionários eletrônicos do Sistema Censup, ficando também responsável por checar possíveis inconsistências dos dados declarados.
De acordo com o Inep, as universidades devem realizar a declaração dos dados, tendo em vista que o Censo da Educação Superior é pré-requisito para a participação em programas educacionais do MEC (Ministério da Educação), como Prouni, Fies e as bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Segundo o Inep, com a atualização do cronograma, os próximos passos do Censo são os ajustes dos dados declarados além do envio das justificativas caso haja inconsciências nas informações no prazo