Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
interdisciplinaridade

Enem: estudantes devem estar preparados para as provas ao estilo "tudo junto e misturado"

Edson Neves - Especial para a FOLHA
16 ago 2021 às 08:53
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Conhecida por ser uma prova muito abrangente em relação a conteúdos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é especialista em apresentar nos seus enunciados elementos de diferentes componentes curriculares, entrelaçados de forma proposital, fazendo com que o candidato aplique no momento da prova o conhecimento das suas relações com as coisas que estão ao seu redor.

A interdisciplinaridade do Enem não é novidade. Mesmo assim, é necessário captar a essência do enunciado e analisar de que maneira aquelas informações se relacionam com as alternativas, para assim buscar a correta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O professor Nilson Douglas Castilho, do Colégio Marista de Londrina, explica que esse termo "interdisciplinaridade" chega a ser confundido. "Tem gente que acha que é pegar um tema, e ver o que Português, Matemática, História e Geografia, por exemplo, falam. Isso é ser multidisciplinar", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


Para ele, a não-identificação de quantos componentes curriculares existem em um determinado assunto, ressalta como um depende do outro para fazer sentido, como a construção de uma narrativa.


Castilho usou o exemplo da Previdência Social. "Posso tratar da população ativa (geografia), como a formação desses grupos sociais foi feito para considerar a aposentadoria (sociologia), a organização da sociedade e o porquê da previdência (filosofia). Tudo isso em uma mesma questão". Segundo o professor, não é necessário identificar o componente curricular de forma isolada, e sim compreendê-lo em todo o contexto.

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-enem/folha-enem-2021/enem-estudantes-devem-estar-preparados-para-as-provas-ao-estilo-tudo-junto-e-misturado-3097108e.html


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade