Estudantes que têm o interesse participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem conferir o edital do programa. O documento foi divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme foi comunicado anteriormente, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições deverão ser feitas a partir do dia 6 de maio.
O edital está disponível no Diário Oficial e na página do programa. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, a mudança na taxa a ser paga. Na edição de 2018, o valor era de R$82. Neste ano, a taxa a ser paga será de R$85. O valor deve ser quitado entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.
Outras mudanças também farão parte do Exame: novo sistema de inscrição, inclusão opcional de foto na inscrição, espaço com linhas para rascunho da redação e espaço para cálculos no final do caderno de questões. Além disso, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Isenção
Têm direito a isenção estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública, candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Atenção, informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame. É importante saber também, que caso tenha conseguido a isenção em 2018 e tenha faltado aos dois dias de prova, será necessário justificar sua ausência entre os dias 1º e 10 de abril, na página oficial do Enem.
Calendário do Programa
Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
Confira mais informações no site do Educa Mais Brasil.