Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pessoas Privadas de Liberdade

Enem PPL tem data das provas para janeiro de 2023

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mai 2022 às 12:13

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As datas de aplicação da próxima edição do Enem PPL foram alteradas pelo Inep Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Anteriormente marcadas para 13 e 14 de dezembro, as provas foram adiadas para 10 e 11 de janeiro de 2023.


O adiamento considerou apontamento feito pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que alertou o Inep de que as datas anteriormente programadas coincidiam com as saídas temporárias de condenados penais, conforme fundamentos da Lei de Execução Penal (Lei n.º 7.210/84), o que poderia ocasionar um número elevado de abstenção no exame.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o Inep, a retificação está em consonância com o art. 4º da Portaria n.º 24/2022, o qual prevê que “os exames e avaliações poderão ser cancelados ou ter suas datas de realização alteradas a critério do Inep, em decorrência da necessidade de ajuste das etapas inerentes à sua realização ou da inviabilidade de alguma delas”. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Colégio público

Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino


Enem PPL

Publicidade


O Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade) é um exame constituído de redação e de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os participantes respondem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com cinco horas e meia de duração. No segundo dia, é a vez de responder questões de ciências da natureza e matemática, em cinc

o horas.

Publicidade


Esse exame é aplicado para detentos do sistema prisional e jovens do socioeducativo. Cada unidade prisional ou socioeducativa apontada terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades. O profissional tem a função de realizar e acompanhar as inscrições; determinar a sala de provas dos candidatos; transferir participantes entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.


O responsável pedagógico também acessa os resultados obtidos pelos candidatos, pleiteando sua participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso. 


Já os participantes do Enem PPL com idade a partir de 18 anos podem utilizar o desempenho no exame para acesso à educação superior. Mas os participantes menores de 18 anos, considerados treineiros, que fazem as provas para conhecer o processo, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo