Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Avanço

Estudante da UEL desenvolve crânio de porcelana para estudos de anatomia

Agência UEL
22 abr 2019 às 17:54
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tecnologia proporcionou maior facilidade na identificação de corpos, e isso fez reduzir de forma significativa a quantidade de peças doadas às instituições de ensino para estudo. Assim, as disciplinas que necessitam dos cadáveres para dissecar passaram a reutilizar corpos já recebidos, ou então, réplicas muitas vezes desenvolvidas pelos alunos da própria instituição. É o caso de Cibele Silva Barbosa, aluna do quarto ano de Odontologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que desenvolveu um crânio a partir de porcelana fria, linha de bordado, tinta e verniz.


Como parte do projeto de ensino "Anatomia: ensino e aprendizado utilizando métodos alternativos" - do qual Cibele participou por um ano como bolsista e continua como monitora - os estudantes reproduzem peças que podem viabilizar o aprendizado prático em sala. O crânio, moldado pela aluna, possui dimensões quase idênticas às reais e levou seis meses para ser confeccionado. "Eu cheguei a levar uma peça [de cadáver] para casa para estudar e modelar a réplica", afirma Cibele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado final foi satisfatório para a aluna e ela acredita que o crânio será muito útil nas aulas. "É muito melhor para dinamizar a aula, visualizar o modelo tridimensional, fixar o conhecimento e depois ir para a prática", expõe. A peça esculpida por Cibele conta com pontos de referência como orelhas, língua e glândulas parótidas. Mas ela quer mais, e pretende continuar o projeto com modelagem de outros nervos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


A escolha da peça a ser replicada foi do professor Edson Scolin, do Departamento de Anatomia e coordenador do projeto. Segundo Cibele, "a situação dos cadáveres está muito ruim e dificulta a análise", o que torna mais eficiente o estudo por meio de réplicas. O destaque do crânio é a demonstração do nervo facial, importante em diversos procedimentos, como o de harmonização facial, muito realizado atualmente. O material usado para representar o nervo foi linha de bordado, ideal para a identificação durante a análise.

Publicidade


Cibele afirma gostar muito de trabalhar peças manualmente, e sua maior dificuldade foi modelar partes como boca e orelhas. Mas, além de aprimorar suas habilidades manuais, a aluna destacou a importância do projeto no conhecimento teórico: "O projeto traz bastante experiência para gente. A face tem vários tecidos e precisamos conhecer a anatomia deles".


Outros projetos


O interesse por modelagem não ficou apenas no desenvolvimento do crânio. Junto com outros integrantes do projeto, Cibele ajudou a produzir um molde de cera para ser usado nas aulas. Em outro projeto, intitulado "Saúde bucal em escolares e a comunidade", coordenado pelo professor Wagner Ursi (Departamento de Odontologia Restauradora), a aluna fez parte do desenvolvimento de brinquedos educativos. Para incentivar as crianças, o projeto usa o lúdico e os insere a práticas saudáveis com as réplicas desenvolvidas. "No dente a gente demonstra como é a prática da escovação das crianças, mostramos a importância do fio dental", conta.

O crânio modelado por Cibele, assim como todas as peças produzidas pelo projeto, não se destinam apenas às disciplinas que necessitam de demonstração prática, mas também a qualquer pessoa que tenha interesse em estudar Anatomia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade