Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Estudante da Unicentro cria aplicativo que auxilia profissionais de Enfermagem

AEN
18 jan 2021 às 17:54
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Incentivar e facilitar o acesso ao conhecimento científico na área da Saúde. Esse é o objetivo do aplicativo Enfermeiro de Bolso, idealizado pelo estudante Cristiano Walter de Farias, do último ano do Curso de Enfermagem da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Lançado no segundo semestre do ano passado, a ferramenta já soma mais de 20 mil downloads.


O projeto surgiu da necessidade de disponibilizar conteúdo atualizado e gratuito para estudo e consulta, de forma rápida, prática e sem conexão com a Internet, uma vez que o aplicativo também funciona em modo off-line (sem a necessidade de usar o pacote de dados ou Wi-Fi).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Espero que esse aplicativo seja de grande ajuda, tanto para profissionais como para acadêmicos, promovendo uma prática de Enfermagem mais assertiva, considerando protocolos e diretrizes existentes, além de novos estudos na área”, afirma Cristiano.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas


Dentre as várias funcionalidades, a ferramenta fornece informações e orientações sobre procedimentos clínicos, patologias e medicações, além de direcionamentos sistemáticos do campo de atuação profissional da Enfermagem. "O usuário encontra um guia completo que auxilia os profissionais na realização de consultas, com um checklist contendo o passo a passo que deve ser executado durante os atendimentos aos pacientes”, destaca o estudante.

Publicidade


Estaduais - Nas universidades estaduais do Paraná, o desenvolvimento científico e tecnológico vem sendo sinalizado como a base de articulação entre as ações de ensino, pesquisa e extensão. Resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o aplicativo Enfermeiro de Bolso é um dos exemplos desse posicionamento estratégico.


Para a doutora em Saúde Pública e orientadora do projeto, professora Maria Regiane Trincaus, a inovação aponta para uma formação contextualizada às demandas da sociedade. "O conhecimento gerado nas universidades públicas retorna à comunidade de forma simples, auxiliando no trabalho dos profissionais do mercado e em atividades do dia a dia das pessoas”, pontua.

Publicidade


"Meu objetivo principal sempre foi desenvolver um produto, para devolver à sociedade o investimento da universidade pública. O grande desafio acaba sendo a aptidão em programação, mas aliar o desenvolvimento de software ao meu campo de conhecimento profissional e participar desse movimento de inovação na Enfermagem é muito gratificante”, enfatiza Cristiano.


A ferramenta tem boa receptividade e muitas avaliações positivas. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store, a loja virtual do Google para smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Clique aqui para baixar e aproveitar o conteúdo.

Publicidade


Funcionalidades – O aplicativo Enfermeiro de Bolso é um guia para profissionais da Saúde, com foco nas atividades de Enfermagem. A ferramenta reúne informações sobre procedimentos, patologias, medicamentos e escalas clínicas, com explicações sobre doenças, conduta, materiais utilizados, indicação e dosagem de remédios, entre outras.


Sobre as várias escalas utilizadas pelos enfermeiros, Cristiano explica que o profissional é capaz de visualizar melhor os quadros clínicos dos pacientes conhecendo as escalas de avaliação. "É possível avaliar, por exemplo, o risco cardiovascular e o risco de infarto do paciente ou mesmo a possibilidade de a pessoa desenvolver algum problema de saúde mental”, esclarece o estudante.

Publicidade


O app oferece, ainda, instruções essenciais sobre atenção primária à saúde, no âmbito da Atenção Básica, da Saúde da Mulher e do SUS (Sistema Único de Saúde). Na aplicação, estão agrupadas as orientações sobre vacinas, incluindo esquemas e doses e calendários vacinais atualizados para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.


"Nessa parte, também estão disponíveis legislações e publicações distribuídas pelo governo brasileiro para os postos de saúde de todo o país, inclusive um guia que auxilia os enfermeiros durante as consultas”, acrescenta Cristiano.

Publicidade


Ademais, o aplicativo disponibiliza várias calculadoras clínicas, o IMC (índice de massa corporal), de medicação e gotejamento de soro, de filtração renal, dentre outras calculadoras muito usadas nos processos de avaliação de sintomas dos pacientes.


Curso – Criado há mais de 20 anos, a graduação em Enfermagem da Unicentro tem como objetivo formar profissionais competentes para influenciar comportamentos e intervir no cuidado humano com habilidade e atitude, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes.

Durante os cinco anos de duração do curso, os estudantes recebem capacitação técnica e científica, para identificar indicadores de saúde e doenças e desenvolver atividades que possam melhorar as condições de saúde da população. Atualmente, são 142 alunos matriculados e 37 professores, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Unicentro. O curso funciona em período integral, no Cedeteg (Centro de Desenvolvimento Educacional e Tecnológico de Guarapuava), na região centro-sul do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade