04/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Confira

Estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências podem aderir ao projeto CreaJr-PR

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR tem o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional de Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Confea/Crea-PR). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

Pixabay
Pixabay


No Paraná, os membros dirigentes dividem-se em oito CARs (Comissões Acadêmicas Regionais), conforme as oito regionais administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Londrina, que compreende municípios do Norte e Norte Pioneiro, a coordenadora é Ellen Caroline Lima, acadêmica do nono período Engenharia Ambiental da UTFPR – Câmpus Londrina.

Ellen assumiu o cargo no último dia 3 de março e conta que o principal desafio é incentivar os acadêmicos a participar do programa. "Queremos incentivar os estudantes a conhecer o CreaJr-PR. Procuramos nos aproximar dos futuros profissionais para saber o que eles almejam do Crea-PR e o que o Conselho estabelece para as profissões”, diz a coordenadora que lidera um grupo de pelo menos seis pessoas, entre estudantes da Unifil, UEL e Pitágoras/Unopar e UTFPR.

Para ela, a grande maioria dos estudantes ainda não tem conhecimento claro sobre o papel do Crea-PR nas profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências. "Percebo que há pouco interesse dos alunos neste tema. Quanto mais estivermos inseridos no programa, mais conhecimentos teremos sobre o significado que o Crea-PR tem para o profissional. Noto que poucos estudantes entendem o papel principal do Crea-PR, que é fiscalizar o exercício irregular da profissão”, completa.

No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica; e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do CreaJr-PR, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.

"O que mais me chamou atenção para participar do CreaJr foi a oportunidade de me aproximar dos profissionais da área, não só da minha, como das correlatas. Desde a adesão ao projeto, participamos de reuniões, de plenárias e tivemos contato com profissionais como nunca antes. Aprendemos muitas coisas e a cada dia surge uma nova descoberta”, declara a acadêmica.

O presidente da Anpea (Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais), Engenheiro Ambiental Rafael Ciciliato, detalha os benefícios da RTA e do banco de estágios. "Esse registro arquivará todos os projetos nos quais o estudante participou durante seu período de estágio na empresa contratante, com a assinatura do profissional responsável. Isso possibilita um currículo interessante para o estudante e abre as portas para futuras contratações no mercado de trabalho após sua formação”, argumenta. "No momento de uma entrevista, por exemplo, será um ótimo recurso e diferencial de contratação”, opina.

Os estudantes que fazem parte do CreaJr-PR também têm acesso a eventos, palestras e convivência com profissionais ligados a entidades parceiras do Conselho. "Promovemos eventos com conteúdo agregador para os estudantes e profissionais e valorizamos a troca de experiências que esse ambiente possibilita”, finaliza.

O PROGRAMA

O CreaJr-PR é gratuito e aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

BENEFÍCIOS

Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a:
- impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem;
- banco de estágios – constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE;
- memorial de experiências – para emissão de RTAs;
- publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR;
- participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.

COMO PARTICIPAR

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (https://creajrpr.wordpress.com/), as páginas nas redes sociais (facebook.com/creajrpr) e (@creajrpr) no Instagram, ou entrar em contato com Ellen Caroline Lima, coordenadora do programa na região de Londrina e Norte Pioneiro pelo telefone: (43) 9-9652-1524.
Em tempos de isolamento social, para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus), as reuniões presencias estão suspensas preventivamente até 5 de abril. Mas, as demais atividades de cadastro e serviços online estão funcionando normalmente.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Veja a lista!
Aproveite a quarentena e cumpra suas horas acadêmicas com cursos gratuitos
Covid-19
Pandemia afeta estudantes londrinenses que estão fora do Brasil
Suspensão de aulas
Fechamento de escolas impõe desafio inédito à educação
Continue lendo
Confira a lista
Contadores de histórias disponibilizam vídeos para as crianças
03/04/2020 17:58
Provas em outubro e novembro
4 dicas de como estudar para o Enem no isolamento
03/04/2020 17:47
Veja a iniciativa
Projeto da UEL divulga "Mapa da Saúde Mental" durante a quarentena
03/04/2020 11:56
Saiba mais
UEL está entre as universidades com o maior número de publicações sobre o coronavírus
02/04/2020 11:42
Oportunidade única!
Faça uma tour virtual pelo The Met, em Nova Iorque
02/04/2020 11:29
Veja mais e a capa do canal