Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Debate

Estudantes dividem opiniões sobre o adiamento do Enem 2020

Agência Educa Mais Brasil
21 mai 2020 às 16:39
- Agência Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 está dividindo opiniões entre estudantes que vão fazer a prova. Para muitos candidatos, a mudança na data de aplicação do exame é a atitude mais sensata. Já outros opinam que o cronograma do Enem deveria ser mantido.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação) (MEC) anunciaram o adiamento do Enem 2020 para 30 ou 60 dias em relação às datas previstas no edital. A decisão veio logo após pressão de estudantes, professores e instituições, e também por conta das manifestações do Poder Legislativo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com as organizações responsáveis pela aplicação da prova, a medida segue uma demanda imposta pela sociedade, em razão da dificuldade que muitos candidatos estão enfrentando para estudar durante esse período de pandemia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique por dentro do cronograma

Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março

Imagem de destaque
Confira as datas

USP e Unicamp divulgam datas do vestibular 2025

Imagem de destaque
Análise

Universidades federais não cumprem cotas para negros em 74% dos concursos de servidores

Imagem de destaque
Pesquisa

Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa


Entre os inscritos para o Enem está Mirella Silva Rosa, 38. A auxiliar administrativa é contra o adiamento da prova. Segundo ela, há outras formas de ajudar ambos os lados. "Não achei (o adiamento) uma boa notícia. Na minha opinião, é bem desnecessário. As pessoas podem realizar a prova on-line e para as demais que não têm acesso à internet eles poderiam organizar melhor”, diz ela, que acredita que os estudantes devem se esforçar para fazer uma boa prova. "Depende de cada um deles”, afirma Mirela que deseja cursar Administração.

Publicidade


Vale ressaltar que mesmo havendo o Enem Digital, as provas serão aplicadas em computadores instalados em escolas situadas em diversas regiões do país, como no Enem tradicional. A redação para ambas as modalidades será feita em papel. No Brasil, 4,8 milhões de estudantes não têm internet em casa, de acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).


Para muitas pessoas o Enem é a oportunidade para o acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Giulia Marques, de 17 anos, é a favor do adiamento. Ela estava matriculada em uma escola particular, mas a mãe cancelou a matrícula por causa da pandemia. Agora, ela estuda por conta própria para prestar o exame. Para Giulia, a decisão de adiar o Enem foi favorável para todos. "Achei positivo o adiamento do Enem porque muitos estudantes seriam prejudicados. Nas escolas particulares, muitos alunos têm acesso à internet, mas essa não é a realidade de muitas pessoas, principalmente dos alunos das escolas públicas, que estão sem aulas”, avalia.

Publicidade


Inscrições do Enem 2020 vão ser adiadas?


Até o momento, as inscrições para o Enem 2020 podem ser feitas até a próxima sexta-feira (22). Até quarta-feira (20), mais de quatro milhões de pessoas já tinham efetuado a inscrição para o Enem.

Publicidade


Contudo, após a repercussão do adiamento da aplicação das provas, o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo solicitando a prorrogação das inscrições. No processo, o partido pede que o Judiciário suspenda o prazo final para inscrição até que o estado de calamidade seja revogado ou que, ao menos, a situação esteja mais controlada.


Quando vai ser o Enem 2020?


Para encontrar uma data que seja mais adequada, o Inep irá promover uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, que será realizada no final de junho, por meio da Página do Participante. A novidade foi divulgada na terça-feira (19), pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Os estudantes que desejam ter mais informações sobre o exame, como recursos de acessibilidade, funcionamento do processo de isenção, inscrição e datas, devem acessar o portal do Inep e do Ministério da Educação, que são os canais de informação do Enem 2020, assim como as redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo federal. O Inep também possui um canal de autoatendimento on-line e por ligação no número 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade