Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Saiba mais

Estudantes já podem acessar portal da ID Estudantil

Agência Educa Mais Brasil
18 set 2019 às 16:18
Continua depois da publicidade

A emissão da carteira estudantil digital e gratuita do MEC (Ministério da Educação), que dá direito à meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais, será feita a partir de dezembro deste ano, mas os estudantes interessados em adquirir o documento já podem acessá-la pelo portal da ID Estudantil, disponibilizado pelo MEC no último dia 16.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Por meio do portal é possível ter acesso a informações sobre a carteira estudantil digital e gratuita do MEC e acompanhar uma contagem regressiva para o início das emissões do documento. A expectativa do Ministério é de que a ID Estudantil reduza a burocracia na emissão do documento e evite gastos com papel.

Continua depois da publicidade


Para adquirir o documento de meia-entrada, o estudante interessado precisa acessar as lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Contudo, quem solicitar a carteira digital terá que consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o MEC para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro - o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta.


A carteirinha digital poderá ser emitida pelo MEC; pela Associação Nacional de Pós-Graduandos; pela UNE (União Nacional dos Estudantes); pela Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas); por entidades estudantis estaduais, municipais e distritais; diretórios centrais dos estudantes; centros e diretórios acadêmicos e outras instituições de ensino e associações representativas dos estudantes.


Carteiras digitais X físicas

Continua depois da publicidade


O MEC e a Caixa Econômica Federal devem firmar contrato para a emissão gratuita ao estudante da ID Estudantil física. A nova carteira física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Agência Educa Mais Brasil


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade