As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram abertas nesta terça-feira (21) e muitos candidatos relataram instabilidade na plataforma para fazer o login e conseguir fazer a escolha do curso para o qual desejam concorrer.
No começo da manhã, o ministro da educação Abraham Weintraub publicou em seu Twitter que o site do Sisu está funcionando normalmente e que já teria 500 mil inscrições.
Bom dia! O Sisu está rodando normalmente nesta manhã. Manteremos as inscrições até domingo (26). Cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes! Boa sorte a todos! pic.twitter.com/IFkqmoQ4Jx
Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) January 21, 2020
Leia mais:
Decisão judicialGoverno poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Investimento de R$ 5 milhõesApós reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Colégio públicoEstudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Última chanceMatrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Porém, os candidatos relataram instabilidade para realizarem a inscrição. A estudante Lorena Calcanhoto, 17, está tentando fazer a inscrição para o curso de psicologia desde a manhã desta terça, mas a página informa que as inscrições estariam encerradas ou retorna a página principal após inseridos os dados de login. Ela afirma estar indignada com a situação já que semana passada houve o comunicado do MEC (Ministério da Educação) que algumas pessoas teriam tido os seus gabaritos da segunda prova trocados e por isso, as notas foram lançadas erradas.
ERROS NO ENEM
Após o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ser divulgado na última sexta-feira (17), o MEC divulgou em suas redes sociais o aviso de que alguns estudantes teriam tido inconsistências na avaliação do gabarito em suas provas, resultando no equívoco das notas. No vídeo publicado, Abraham Weintraub garantiu que as notas seriam arrumadas até na segunda-feira (20) e que os estudantes não seriam prejudicados.
Na tarde desta terça-feira, foi divulgado que 0,15% dos candidatos do exame tiveram que ter suas notas recorrigidas e que os casos se concentraram em quatro municípios do país: Viçosa, Ituiutaba e Iturama (MG) e Alagoinhas (BA).
Por causa do acontecimento, o prazo das inscrições do Sisu foi prorrogado. A data final que seria a próxima sexta-feira (24) passa a ser o dia 26.
O Sisu é o sistema que permite estudantes que realizaram o Enem (significado) possam se candidatar a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior. Os candidatos com a melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. Neste semestre, serão ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)