Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina

Estudantes voltam às ruas em novo ato em defesa da educação

Fernanda Circhia - Grupo Folha
30 mai 2019 às 21:43
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em Londrina, estudantes, professores universitários, secundaristas e funcionários de instituições estaduais e federais voltaram às ruas da cidade nesta quarta-feira (30), em defesa da educação e contra a reforma da previdência. Os manifestantes começaram a se concentrar no Calçadão às 16h e saíram em passeata por volta das 19h em direção ao Zerão. O protesto foi organizado pelo Levante Popular da Juventude em parceria com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), grêmios estudantis, centros acadêmicos e secundaristas do IFPR (Instituto Federal do Paraná). Até as 20h, de acordo com os organizadores, 10 mil pessoas foram contabilizadas participando do ato.


O ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou no início de maio um contingenciamento de 30% nas verbas de custeio de institutos e universidades federais. No último dia 15, um ato nacional pela educação foi realizado em todo o Brasil. Em Londrina, duas passeatas foram realizadas, sendo uma pela manhã e uma entre o fim da tarde e início da noite. Na ocasião, a organização contabilizou sete mil participantes. De acordo com a organização do ato desta quinta, essa manifestação também foi realizada para mobilizar e preparar as pessoas para a Greve Geral em 14 de junho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o presidente do Sindiprol/Aduel (Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região), Ronaldo Gaspar, a participação estudantil nesta quinta é muito boa. "É um momento importante da luta. Estão agregando forças para o dia 14", declara. Em entrevista à FOLHA no último dia 29, Gaspar afirmou que caso a política do governo a respeito da educação não seja modificada, espera que novas manifestações neste mesmo sentido ocorram. "E que sejam cada vez maiores", pontuou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta



De acordo com o presidente da APP Londrina e coordenador do Coletivo de Sindicatos, Marcio Ribeiro, esse ato é um processo de organização para a greve geral no Brasil de todas as categorias. "Desta vez foi uma manifestação dos estudantes e nós viemos apoiar, mas o tema é de interesse de todo mundo. Para nós foi uma mobilização muito boa. Faz décadas que não via uma manifestação com esse mote, afinal é uma defesa que tem que ser de toda a sociedade, independentemente de quem votou nas eleições. Defender interesses da educação pública é essencial", ressalta.

Publicidade


A estudante de jornalismo da UEL Karem Coluciuc, de 23 anos, acredita que a manifestação desta quinta está bem mais organizada e pacífica. "Hoje eu vi muito mais pais com crianças e pessoas que não têm estereótipo de militância e acho que é algo extremamente significativo porque quer dizer então que o ato está alcançando não só as pessoas disponíveis a participar pela reivindicação da pauta, mas está alcançando pessoas de outras classes. Essa acontecendo uma descentralização nesse ato", avalia.


"Outra coisa significativa que eu vejo é que a galera desse movimento de contestação desse corte de verba está promovendo mais uma vez uma diferenciação ideológica e tipológica, que é a galera que vem de vermelho, a galera que vem com faixas do comunismo, outras criticando o Bolsonaro. Eu vi uma pessoa com uma camiseta verde e amarela. A galeria não se tocou ainda que a pátria também é nossa e que a gente tem que ocupar esse espaço. A gente não tem que deixar eles ressignificarem nossa bandeira, a gente tem que ressignificar isso. E a ressignificação da nossa bandeira é em prol da luta pela educação pública de qualidade", conclui.

Publicidade


O estudante de Ciências Sociais da UEL Luan Piovani, de 21 anos, avalia que o movimento estudantil está crescendo. "Estão estudantes não só da UEL, que é a instituição que eu estudo, mas também alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), do IFPR (Instituto Federal do Paraná), de outras universidades da cidade e até professores secundaristas", relata. Vinícius Ribeiro Ferreira, 19 anos, também aluno de Ciências Sociais, acredita que a primeira manifestação que teve no dia 15 no Brasil inteiro alertou muito mais as pessoas em relação aos cortes na educação. "Acho que isso deu mais vontade nas pessoas e também foi um momento de acordarem de que agora é hora de luta".


A aluna de Letras-Inglês da UEL Thaís Stelzer Ramos explica que no ato desta quinta foi só o movimento estudantil. "Os docentes resolveram se mobilizar em solidariedade aos estudantes, que foi o contrário do que aconteceu na primeira do dia 15, quando tiveram duas passeatas. Tem bastante gente. As pessoas estão indignadas e eu também", pontua. Para a professora de Letras-Inglês Elis Liberatti, essa manifestação é um prenúncio do dia 14 de junho. "Isso mostra que a gente não vai parar. Esse desmantelamento da universidade pública e outras instituições públicas como um todo trouxe muita gente engajada. Tudo isso indica um prenúncio de greve", diz.

Segundo Marcelo Kloster Junior, 22, estudante do curso de História da UEL, o lema da manifestação foi cumprido. "Essa foi maior que a primeira e acredito que no dia 14 será ainda maior por ser uma greve geral com a presença não só de estudantes e professores, mas também de outras categorias. Enquanto não respeitarem a educação e não darem a devida atenção que a educação merece não vamos parar. Vamos continuar na luta", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade